O Que se Entende por: Exercício?
Toda análise costumeira, quando não ampliada pela consciência, trabalhada e preparada para um estudo mais profundo, acaba caindo no rol da opinião popular. Estudar com profundidade um fato visto repetidamente como corriqueiro e aceito coletivamente significa alhear-se de tudo que até ali já fora descoberto e retornar ao ponto de partida; é criar, a partir do nada, uma via nova, virgem de observações e conceitos. Um exemplo entre tantos outros no que diz respeito à aceitação geral e imutável é o conceito do que seja a função e o valor do exercício. O entendimento desta simples palavra vai muito além do que rotineiramente se supõe. Exercício traz a conotação, o que não é de todo errado, de esforço físico ou mental.
Porém, dentro deste conceito encontra-se o agente de toda vida produtiva. Levado para a atividade física compreende estender a capacidade e a aptidão para uma maior colheita de bem estar e de saúde; isto é mais do que válido se for levada em conta a cobrança imposta pelo viver moderno. No campo mental e do estudo abrange a captação integral dos recursos da ciência espalhados entre os diversos ramos de estudo existentes. Isto também não deixa de ser mais do que essencial a uma vitória, mas ainda não é garantia de liberdade.
Exercício está ligado a esforço, porém, os frutos de quaisquer atividades só começarão a vingar e se multiplicar se houver a disciplina e o método. Qualquer um pode chegar a uma academia direcionada à cultura do físico e comandar um grupo para uma série de exercícios físicos, mas apenas os mestres, os graduados e treinados para isso serão aceitos como professores de educação física. Só por aí já se vê a diferença entre educar o físico e simplesmente fazer exercícios. É diferente de um professor de matemática ou de um mestre de idiomas estrangeiros. Ensinar estas matérias requer conhecimento das mesmas; não há como enganar ou mascarar. Isto não é uma desvalorização do mestre em cultura física; é, antes, o reconhecimento de sua capacidade diferenciada. Diferenciar este profissional é colocar no devido lugar o conceito de exercício.
Quando nos dedicamos a uma tarefa, o fazemos porque, por trás desta dedicação, há alguma forma de interesse. Este pode ser momentâneo, como ler um romance ou assistir a uma partida de futebol. Assim que cumprimos nosso objetivo de conhecer o final da história ou o vencedor do embate a missão está terminada; não houve exercício para isto, senão o esforço limitado ao ato escolhido. Se levarmos para um propósito determinado que exija tempo e dedicação, vamos encontrar no exercício a chama poderosa, garantidora da vitória final. Nada se consegue, em termos de habilidade, sem a cumplicidade e presença constante do exercício. Não há talento que tenha deixado para trás esta prática óbvia e indispensável. A ilusão dos acomodados é achar que toda genialidade nasce do berço do acaso; que a vara mágica selecionou previamente aqueles que iriam, com sua arte e magia, encantar o mundo. Não há que confundir dom com genialidade. O primeiro é dádiva, enquanto que o outro é merecimento pela banha do esforço que proveio do exercício.
O mundo está repleto de protótipos de sucesso, de quem sabe tocar algum instrumento musical um pouquinho, tem noções de um idioma ou conhece regularmente a matemática ou a física. Poderiam e ainda podem chegar muito mais longe estes interessados se, de um momento para outro, deixarem-se convencer da primazia do exercício para quem anseia dominar por completo um campo de estudo ou de interesse. Qualquer artista de circo reconhece que as horas que compõem o seu dia terão que ser diminuídas das ocupações que ele adora para darem lugar à prática exaustiva do exercício para o sustento e aperfeiçoamento de sua habilidade. Se ele se afasta, por pouco que seja, de sua rotina de exercícios e aceita a visita da procrastinação pode estar certo de que esta desatenção irá refletir no seu desempenho seguinte, tal a importância do exercício com disciplina e continuidade.
Temos no campo dos estudos demonstrações evidentes de quanto a negligência com as obrigações do exercício pode afetar crucialmente a vida de um estudante. Estuda-se determinada matéria que, não sem frequência, é bem conhecida e dominada com certa facilidade e acaba-se fracassando em exames e arguições, tudo por acreditar que seria fácil conseguir a aprovação, mesmo sem a dedicação aos exercícios que tal disciplina requeria. Conclui-se daí que, mesmo que tenhamos conhecimento profundo de determinado ramo, artístico ou científico, não poderemos, jamais, deitar sobre este conhecimento, achando que o seu manancial continuará fluente e abastado só pelo fato de estar dentro de nós. Toda riqueza nos é propiciada com determinado objetivo; saber por saber não traz vantagem alguma. É a partir do momento em que decidimos fazer algo de benéfico com nossa genialidade e sabedoria, utilizando-as em benefício do próximo, que a fonte do seu jorro permanecerá ativa e generosa. O ato de exercitar-se no acúmulo de mais conhecimento ou habilidade está sempre coroado com a alegria de dar; é exatamente a alegria de passar adiante o conhecimento que traz o fomento de sua amplitude na prática cada vez mais constante; que o digam os grandes mestres.
Os bancos escolares andam repletos de mentes sapientíssimas, prontas a, quando dali saírem em direção ao mercado de profissões, acrescentar à humanidade as ideias próprias dos grandes homens, transformadas e melhoradas pela criatividade de cada um. A ânsia de colocar em prática o que aprenderam faz de muitos jovens atropeladores dos passos necessários ao verdadeiro conhecimento. Muitos negligenciam os exercícios que os colocariam anos luz à frente do satisfatório porque o próprio sistema condescende com o trivial bastante ao avanço escolar. Todos o que superaram a média e angariaram altas pontuações em exames de qualificação dão prova de que o esforço a mais é que faz a verdadeira diferença; e este esforço não é outro senão a constante dedicação aos exercícios propostos. Aquele que, Indo além desses, criar novas formas de se exercitar, na busca do ápice do domínio de uma técnica ou de um conhecimento qualquer, conseguirá destacar-se, alcançando o sucesso ou a liderança, quando não, ambos; pois que são frutos da disciplina que provém do exercício.