Virei uma “Florentina”!!!
Aonde vamos parar? Qual será a próxima novidade? Quem sabe “Florentina” não vira hino escolar, e nós não ganhamos o meigo apelido de “abestados” em sala de aula?
A notícia se espalhou, nosso querido e carismático deputado federal Tiririca (PR-SP) vai integrar a Comissão de Educação e Cultura da Câmara. Segundo seus pares, a indicação foi feita pensando na popularidade do humorista, bem como na sua personalidade marcante, que pode dar lucros à cultura do país. Mas e a área da educação, e a própria cultura? Será que nós, brasileiros, merecemos mesmo um Tiririca como representante cultural e educacional?
Sinceramente, como educadora, senti-me humilhada com essa notícia. Nada contra a pessoa, mas tudo contra a imagem veiculada. Se não me engano, ainda há polêmica sobre o nível instrucional de nosso deputado. Como é que uma pessoa que foi eleita, talvez, como forma de protesto de um povo que vê seus políticos como palhaços e quis colocar um na câmara, literalmente, pode fazer planos e representar a educação de um país! Lutamos tanto para que nossos jovens aprendam música de conteúdo, tenham opinião própria e crítica, escrevam e falem de acordo as normas de uma sociedade civilizada e culta, e temos um analfabeto funcional nos representando culturalmente. Isso é ultrajante. Além do mais, onde ficam os esforços governamentais na busca pela melhoria na educação, promovendo cursos de atualizações aos professores, implementando os Parâmetros Curriculares Nacionais, transformando o Enem numa nova força motriz, exemplo de pensamento uníssono e contextualizado; onde fica tudo isso, com o Tiririca nos representando?
A mim, como simples “professorinha”, além da indignação, resta a árdua tarefa de tentar incutir na mente de meus alunos a ideia de que é preciso estudar, ler, formar opiniões, mesmo que a mídia e políticos, funkeiros ou jogadores de futebol famosos não nos convençam disso, mostrando que estudo não traz fama ou dinheiro. Se bem que fama e dinheiro, é bem provável que não precisem de educação mesmo. Vemos isso nas milhares de carinhas lindas turbinadas que posam para revistas masculinas, além do nosso famoso deputado, como exemplo. Então, vamos lá: “Florentina, Florentina, Florentina de Jesus, com um ritmo assim, eu preciso é de muita luz”!!!!!!