MELHORAR O MUNDO NA ESCOLA

Em 21 de Dezembro de 2010, concorri, pela 1.ª vez, a um concurso lançado por Manuela Araújo, autora do blog "Sustentabilidade é Acção", a  qual se tem sempre revelado  uma grande e incansável defensora do meio ambiente e daquilo que TODOS nós deveríamos fazer para que, deste caos em que estamos inseridos, resultasse UM MUNDO MELHOR!

O meu objetivo, ao publicar o referido texto, não tem outra finalidade que não seja a de dar a conhecer a minha opinião sôbre o que - no meu entender, claro está - deveria ser feito para acabar com 'resíduos nefastos de educação',  maioritariamente resultantes duma má política que, no meu país, se tem praticado. Lamento apenas que, para a elaboração destes textos, duma importância relevante, tivessemos de respeitar o uso dum relativamente reduzido número de palavras, imposto pelas regras do concurso.


               
CONCURSO - Melhorar o mundo na escola - 1 - por Maria Letra
            
UM NOVO ENSINO, GERARÁ UM NOVO MUNDO!

De Pavlov a Skineer, inúmeras propostas de orientação pedagógica foram sugeridas sem que tivesse sido encontrado o modelo ideal para a correta formação dum novo cidadão. Esse modelo deveria, contudo, contemplar, em primeiro lugar, a preparação adequada de elementos escolhidos a dedo para participar na desejada restruturação escolar, completamente inovadora . Muitos dos mais velhos responsáveis escolares e encarregados de educação, continuam vítimas de vícios enraizados neles, em consequência, segundo a teoria comportamentalista, do que herdaram dos seus antepassados, durante o período Salazarista. Não sei mesmo quantas gerações serão necessárias para ‘limpar’, totalmente, os efeitos dessa mesma política, que tantos danos psicológicos causou. Eles manifestam-se, muitas vezes, duma forma quase indelével, mas são uma realidade a considerar. Embora preocupada com este facto, acredito na grande capacidade de muitos elementos e na sua boa formação, para ser estudado um método eficaz de construção dum indivíduo de "Mens Sana in Corporeo Sano".
Considero sejam três os principais pontos a considerar:

EXEMPLAR ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

Criação de normas de ensino e de acompanhamento dos alunos, completamente inovadoras, a serem postas em prática por elementos de reconhecida capacidade humana e adequada formação pessoal e académica. Seria muito importante, por exemplo, que todo e qualquer aluno fosse acompanhado pelo mesmo orientador pessoal, desde o início da sua frequência escolar, até ao seu términus. O problema de muitos alunos começa, exatamente, no seio familiar. Seria aconselhável começar a olhar-se a sua educação num sentido mais lato, uma vez que dependerá da sua boa formação a responsabilidade de criar e manter a conservação dum mundo completamente renovado.
                                            
UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Embora não lhe seja atribuída a importância que merecia ser-lhe dada, sem uma adequada alimentação, não poderá haver um bom aproveitamento a todos os níveis. 

CONVENIENTE OCUPAÇÃO DOS TEMPOS LIVRES

UM NOVO ENSINO, GERARÁ UM NOVO MUNDO!

Terça-feira, 21 de Dezembro de 2010
Maria Letra
Enviado por Maria Letra em 21/02/2011
Reeditado em 21/02/2011
Código do texto: T2804931
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