MELHORAR O MUNDO NA ESCOLA
Em 21 de Dezembro de 2010, concorri, pela 1.ª vez, a um concurso lançado por Manuela Araújo, autora do blog "Sustentabilidade é Acção", a qual se tem sempre revelado uma grande e incansável defensora do meio ambiente e daquilo que TODOS nós deveríamos fazer para que, deste caos em que estamos inseridos, resultasse UM MUNDO MELHOR!
O meu objetivo, ao publicar o referido texto, não tem outra finalidade que não seja a de dar a conhecer a minha opinião sôbre o que - no meu entender, claro está - deveria ser feito para acabar com 'resíduos nefastos de educação', maioritariamente resultantes duma má política que, no meu país, se tem praticado. Lamento apenas que, para a elaboração destes textos, duma importância relevante, tivessemos de respeitar o uso dum relativamente reduzido número de palavras, imposto pelas regras do concurso.
CONCURSO - Melhorar o mundo na escola - 1 - por Maria LetraEm 21 de Dezembro de 2010, concorri, pela 1.ª vez, a um concurso lançado por Manuela Araújo, autora do blog "Sustentabilidade é Acção", a qual se tem sempre revelado uma grande e incansável defensora do meio ambiente e daquilo que TODOS nós deveríamos fazer para que, deste caos em que estamos inseridos, resultasse UM MUNDO MELHOR!
O meu objetivo, ao publicar o referido texto, não tem outra finalidade que não seja a de dar a conhecer a minha opinião sôbre o que - no meu entender, claro está - deveria ser feito para acabar com 'resíduos nefastos de educação', maioritariamente resultantes duma má política que, no meu país, se tem praticado. Lamento apenas que, para a elaboração destes textos, duma importância relevante, tivessemos de respeitar o uso dum relativamente reduzido número de palavras, imposto pelas regras do concurso.
UM NOVO ENSINO, GERARÁ UM NOVO MUNDO!
De Pavlov a Skineer, inúmeras propostas de orientação pedagógica foram sugeridas sem que tivesse sido encontrado o modelo ideal para a correta formação dum novo cidadão. Esse modelo deveria, contudo, contemplar, em primeiro lugar, a preparação adequada de elementos escolhidos a dedo para participar na desejada restruturação escolar, completamente inovadora . Muitos dos mais velhos responsáveis escolares e encarregados de educação, continuam vítimas de vícios enraizados neles, em consequência, segundo a teoria comportamentalista, do que herdaram dos seus antepassados, durante o período Salazarista. Não sei mesmo quantas gerações serão necessárias para ‘limpar’, totalmente, os efeitos dessa mesma política, que tantos danos psicológicos causou. Eles manifestam-se, muitas vezes, duma forma quase indelével, mas são uma realidade a considerar. Embora preocupada com este facto, acredito na grande capacidade de muitos elementos e na sua boa formação, para ser estudado um método eficaz de construção dum indivíduo de "Mens Sana in Corporeo Sano".
Considero sejam três os principais pontos a considerar:
EXEMPLAR ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Criação de normas de ensino e de acompanhamento dos alunos, completamente inovadoras, a serem postas em prática por elementos de reconhecida capacidade humana e adequada formação pessoal e académica. Seria muito importante, por exemplo, que todo e qualquer aluno fosse acompanhado pelo mesmo orientador pessoal, desde o início da sua frequência escolar, até ao seu términus. O problema de muitos alunos começa, exatamente, no seio familiar. Seria aconselhável começar a olhar-se a sua educação num sentido mais lato, uma vez que dependerá da sua boa formação a responsabilidade de criar e manter a conservação dum mundo completamente renovado.
UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Embora não lhe seja atribuída a importância que merecia ser-lhe dada, sem uma adequada alimentação, não poderá haver um bom aproveitamento a todos os níveis.
CONVENIENTE OCUPAÇÃO DOS TEMPOS LIVRES
UM NOVO ENSINO, GERARÁ UM NOVO MUNDO!
Terça-feira, 21 de Dezembro de 2010