A Musica na Sala de Aula: um recurso faciltador para o ambiente na hora do ensinar/aprender
A Musica na Sala de Aula: um recurso facilitador para o ambiente na hora do ensinar/aprender
Autora: Solange Gomes da Fonseca
É fundamental que o ensino de Musica seja feito de modo agradável e divertido para que o ambiente na hora do ensinar/aprender surta efeito positivo, tanto para quem ensina, como para quem aprende.
A prática de aula de musica em sala desenvolve habilidades, define conceitos e conhecimentos e estimula o aluno a observar, questionar, investigar e entender de maneira lógica os seres vivos, o meio em que vive e os eventos do dia a dia, através da musicalidade. Além disso, estimula a curiosidade, imaginação e o entendimento de todo o processo de construção do conhecimento de forma sonora e descontraída.
O objetivo do texto é mostrar uma maneira facilitadora e descontraída, apresentando a musica e a musicalização como recursos facilitadores para o desenvolvimento da inteligência e a integração do ser, na hora do ensino/aprendizagem. Mostrando assim, a capacidade que a musica tem de influenciar o homem física e mentalmente, podendo contribuir para a harmonia pessoal e facilitando a integração entre o professor/ aluno e aluno/aluno.
A intenção do texto, também é de apresentar a musica na sala de aula, não apenas como experiência estética, mas também como facilitadora do processo de aprendizagem, como instrumento para tornar a escola um lugar mais alegre e receptivo, e também ampliar o conhecimento musical do aluno. Afinal, a musica é um bem cultural e seu conhecimento não deve ser privilegio de poucos. Sugerindo assim, que a escola oportunize a convivência com os diferentes gêneros, apresentando novos estilos, proporcionando uma análise reflexiva do que é apresentado e permitindo que o aluno se torne um sujeito mais crítico em suas escolhas pela vida.
A musica é uma linguagem universal tendo participado da história da humanidade desde as primeiras civilizações. Suas atividades de musicalização permitem aos alunos conhecer melhor a si mesmo, desenvolvendo sua noção de esquema corporal e, também permitindo a comunicação com o outro, contribuindo de maneira facilitadora de descontração, como reforço no desenvolvimento cognitivo/lingüístico, psicomotor e socioafetivo do aluno.
Seu desenvolvimento cognitivo/ lingüístico é a fonte de conhecimento do aluno, onde ele tem a oportunidade de experimentar em seu dia a dia. Dessa forma, quanto maior a riqueza de estímulos que o aluno receba melhor será seu desenvolvimento intelectual.
No seu desenvolvimento psicomotor, as atividades musicais oferecem inúmeras oportunidades para que o aluno aprimore sua habilidade motora, aprendendo a controlar seus impulsos e controlando o seu equilíbrio do seu sistema nervoso. Isto, porque toda expressão musical ativa age sobre a mente, favorecendo a descarga emocional, a reação motora e aliviando as tensões. Daí nasce, na sala de aula a necessidade das atividades como cantar fazendo gestos, bater palmas, sendo experiência importante para o aluno, pois elas permitem que se desenvolva o senso rítmico, a coordenação motora, que são fatores importantes também para o processo de aquisição da leitura e da escrita.
E por ultimo temos o desenvolvimento socioafetivo, aonde o aluno aos poucos vai formando sua identidade, percebendo-se diferentes dos outros e ao mesmo tempo buscando integrar-se com os outros. Nesse processo a autoestima e a autorealização desempenham um papel muito importante, na hora do ensinar/aprender. Através do desenvolvimento da autoestima, o aluno aprende a se aceitar como é, com suas capacidades e limitações.
As atividades musicais coletivas numa sala de aula favorecem o desenvolvimento da socialização, estimulando a compreensão, a participação e a cooperação entre o professor e a aluno. Através dessas atividades, o professor pode perceber quais os pontos fortes e fracos dos alunos, principalmente quanto à capacidade de memória auditiva, observação, discriminação e reconhecimento dos sons, podendo assim, vir a trabalhar melhor o que esta defasado.
O professor pode selecionar musicas que falem do conteúdo a ser trabalhado em sua área, isso vai tornar as aulas dinâmicas, atrativas e vai ajudar a recordar informações passadas. Mas, a musica também deve ser estudada como matéria em si, como linguagem artística, forma de expressão e como um bem cultural da nossa sociedade.
Ao considerar as diferentes habilidades, a escola esta dando oportunidade para que o aluno se destaque em pelo menos uma delas, ao contrário do que acontece quando se privilegiam apenas as capacidades lógico/matemática e lingüística.
De acordo com esta perspectiva, a musica é concebida como um universo que conjuga expressão de sentimentos, idéias, valores culturais e facilita a comunicação do individuo consigo mesmo e com o meio em que vive.
Ao atender diferentes aspectos do desenvolvimento humano: físico, mental, social, emocional e espiritual, a musica pode ser considerada um agente facilitador e descontraído em todo o processo educacional.
A presença da musica na educação auxilia a percepção, estimula a memória e a inteligência, relacionando-se ainda com as habilidades lingüísticas e lógico/matemática, ao desenvolver procedimentos que ajudam o professor a se reconhecer e a se orientar melhor no mundo, contribuindo para o envolvimento social e despertando noções de respeito e consideração pelo outro, abrindo espaço para um melhor rendimento do ensinar/aprender.
A linguagem musical tem sido destacada como importante área de interesse e de gosto de todo ser humano. Sendo assim, considerada como um recurso interessante, importante e vasto para a elaboração de atividades na sala de aula. Tendo com certeza, um aprendizado de qualidade e satisfação tanto para o aluno como para o professor.
A musica como alternativa didática aguça o interesse do aluno, que muitas vezes, sem perceber se encontra totalmente envolvido no processo, uma vez que o conjunto de palavras contidas no texto da musica é aproveitável em distintas temáticas como ponto de partida na construção do ensino/aprendizagem.
Diante das afirmativas fica explícito que a musicalização contribui diretamente no desenvolvimento cognitivo, lingüístico, psicomotor e socioafetivo do aluno, independente de sua faixa etária.
A musica promove em alunos com necessidades especiais uma maior inserção no convívio social.
É notável em uma sala de aula que a musica utilizada como base curricular em diferentes disciplinas é de extrema importância, pois garante um resgate do aluno para com o conteúdo e para com o professor.
O simples fato de ter uma musica no ambiente escolar, enquanto são desenvolvidas as explicações do conteúdo didático, já favorece um melhor comportamento disciplinar por parte dos alunos no transcorrer da aula.
E, através da musica, o professor tem uma forma privilegiada de alcançar seus objetivos, podendo explorar e desenvolver características no aluno.
O aluno com a educação musical cresce emocionalmente, afetivamente e cognitivamente, desenvolvendo sua coordenação motora, acuidade visual e auditiva, bem como memória e atenção e, ainda, sua capacidade e sua criatividade na comunicação.
Com isso, percebe-se que a musica não pode estar dissociada das práticas pedagógicas do cotidiano dos alunos, uma vez que, as atividades musicais são envolvidas pelo canto, a dança, o movimento e a improvisação e já fazem parte do ambiente dos alunos, no meio familiar ou fora dele.
Professor e aluno devem buscar um consenso ao selecionar um repertório, ou mesmo um tema a ser abordado em sala de aula, onde o processo de ensino/aprendizagem envolva uma conscientização e disposição para esclarecer a real proposta da educação musical, estando em sintonia com as necessidades, as expectativas e a formação integral do aluno.
O professor pode e deve trabalhar todo o tipo de musica: popular, clássica, massa, folclórica, vanguarda, religiosa, entre outras, pois reforçam a pluralidade do universo musical e abre portas para que o ensinar/aprender torne-se prazeroso, facilitador e descontraído no ambiente de sala de aula.
Entretanto, vale ressaltar no texto que, infelizmente, o uso da musica na escola não é uma realidade para todos os alunos. Se pararmos para verificar, vamos concluir que a musica, como ensino sumiu das escolas. Isso é ruim porque o aprendizado da prática musical favorece a condição do aluno em relação a sua criatividade. Porém, pior do que não trabalhar a musicalidade, como uma ferramenta importante para a aprendizagem, é enxergá-la somente sob o ponto de vista estético. Uma vez que, a musicalidade é muito mais que isso... É alma, é emoção, é crescimento espiritual, é ação, é reação, é o mundo no universo dos sons e das melodias.
Musica e linguagem são organizações sonoras que servem ao homem como veiculo de expressão. No entanto, não se pode conhecer precisamente o significado, daquilo que foi expresso por meio da musica. Uma vez que, a organização do som na musica é uma cadeia de significantes sonoros que não tem uma conotação intrínseca. Ou seja, não existe dicionário musical que possa definir melhor a presença da musica num ambiente de sala de aula para transportar o ensinar/aprender, de uma maneira facilitadora e descontraída, para que todo inserido no processo educacional faça uso desse recurso e, assim garanta, o sucesso do trabalho do professor, na busca de novas estratégias, criando e recriando subsídios e respeitando a linguagem expressiva de cada aluno.
Além de tudo já explorado no texto, ressalto a importância da musica como recurso na facilitação da aprendizagem e no dinamismo da aula, onde o tempo passa sem que se perceba e, o interesse pelo conteúdo programado é mantido todo tempo com entusiasmo e completa disponibilidade por parte dos alunos e do professor.