TRABALHANDO A LITERATURA JUVENIL

Márcio Alessandro de Melo, Gestor Adjunto da Escola Ezequiel Bertino,professor e especialista da língua Portuguesa. Cupira-pe.

Diretor de Ensino da S.M.E.D.

Endereço eletrônico: professormarcio@hotmail.com

Trabalhando a leitura permanentemente na sala de aula, salientamos a importância de trabalhar a literatura infanto-juvenil que tem por objetivo fomentar o gosto pela leitura desde o início das etapas de escolaridade. O incentivo do adulto, principalmente do professor deve ser fundamental nesse processo, sendo o mediador entre a criança e o livro dentro desse mundo maravilhoso da ficção literária.

Trabalhar com Literatura infanto-juvenil na escola é promover a aprendizagem que sirva para a constituição de sujeitos que simplesmente não pertençam a uma sociedade, porém a questiona e a transforma, fazendo com que os educandos possam interagir com as inúmeras leituras realizadas.

O professor precisa ler para que seus alunos possam ser envolvidos pelo texto, servindo de referencial para a turma. Ao trabalhar projetos de incentivo a leitura que privilegiem a Literatura na escola, estamos promovendo a emancipação do saber, rompendo a idéia que deu origem aos trabalhos mecânicos, mudando totalmente a dinâmica metodológica e interação em sala de aula, onde a interpretação com perguntas e respostas, que tanto foi usado pelo educador como forma de avaliar o rendimento do aluno quanto a leitura estejam mais inter-relacionadas com a atividade proposta.

Os debates, a leitura crítica e comparativa de jornais, dramatizações, visitas a biblioteca, conversas com os autores dos livros, são atividades para trabalhar o livro em sala, desenvolvendo no aluno a capacidade de pensar e crescer. Assim devemos evitar a avaliação do rendimento da leitura por meio da literatura, pois será inútil enquanto não tivermos alunos que encontrem o prazer no ato de ler.

Os livros não podem servir de pretexto para serem, simplesmente, instrumentos de avaliação.

INTERAGINDO COM OS LIVROS

E para que seja descoberto este prazer, é importante usar a obra de variados autores, que hoje são referência nacional e internacional como Ana Maria Machado, Monteiro Lobato, Maria Clara Machado, Ziraldo, Ruth Rocha e tantos outros.

Para tanto, sugerimos algumas diretrizes de ações educativas e no disposto algumas sugestões de atividades:

• Leitura compartilhada com os alunos de obras referentes aos projetos em execução;

• Solicitar que as crianças dêem um novo final ou início à história lida;

• Conhecer vida e obra do autor;

• Fazer textos coletivos com a descrição dos personagens, considerando características físicas e psicológicas;

• Fazer estudos individuais e coletivos dos dados contidos nos livros;

• Fazer sessões de explanação dos conteúdos evidenciados na obra;

• Fazer releituras conjugando a linguagem (com recitais, sínteses) e a arte (com pinturas e esculturas) como forma de tornar mais concreta a aprendizagem.

• Palanquinho

• Saco de leituras

• Reconto dos livros e histórias lidas

• Ilustrações dialogadas

• Dramatizações

Diante de tantas atividades prazerosas o trabalho com a diversidade da literatura infanto-juvenil nos mostra como podemos tornar prazeroso as ações metodológicas em nossa sala de aula, fazendo com que os educandos possam agir e interagir entre si.

Alessandro Mello
Enviado por Alessandro Mello em 05/02/2011
Código do texto: T2773990