Família e Escola - Células geradoras ou agentes transformadores.

Família e Escola - Células geradoras ou agentes transformadores.

Novos olhares, novos fazeres.

Por: Manoel Messias Pereira

Na história da humanidade, os estudos sociológicos registram que a família constitui o primeiro grupo social ao qual o homem pertenceu, sendo na família que o indivíduo tem contato com as primeiras regras de controle de comportamento, ou seja, regras de padrões de comportamento para a convivência harmônica em sociedade.

Daí não é difícil deduzir que a família se constitui na primeira e mais importante instituição social, ou, como aprendemos nas lições do sociólogo Emille Durkheim, na primeira agência de socialização do indivíduo, cabendo, portanto, ao ambiente familiar a responsabilidade de transmitir valores e padrões culturais no âmbito da sociedade.

A idéia religiosa de família, no que se refere ao conceito, não é muito diferente da sociológica, basta verificar o texto bíblico contido no Velho Testamento, por exemplo, em que a escritura sagrada menciona a criação de um núcleo familiar, ou um grupo – família. Observe-se que, segundo a teoria criacionista, tudo teria começado a partir do primeiro núcleo familiar - Adão, Eva e seus filhos Caim, Abel, Sete dentre outros filhos e filhas, conforme inferido em Gênesis 5, 4.

A escola, por sua vez, é também classificada como uma instituição social, logicamente de grande relevância na história da humanidade, organizada e conduzida à luz de determinados padrões de conduta, que tem como fim regular as funções sociais.

Nesse contexto, a escola serve para integrar os indivíduos na sociedade, funcionando como um ambiente onde são veiculados certos valores que acabam ajustando as condutas à ordem social com o objetivo de preparar os sujeitos para o desempenho das funções que exercerão no convívio social, sobretudo no âmbito do trabalho.

Visualizando o conceito de família e de escola, e, de igual modo, a importância dessas instituições na sociedade, podemos, doravante, fazer uma sucinta abordagem sobre o papel de cada uma delas (a família e a escola) no processo de desenvolvimento de uma educação de qualidade, sobretudo nos primeiros anos da educação básica, sendo esta a questão que nos interessa discutir nesta breve e modesta reflexão.

Ora, na sociedade contemporânea, mormente nos países subdesenvolvidos, diante dos graves problemas que envolvem os jovens, os adolescentes e as crianças, e face às dificuldades que a família e a escola enfrentam para exercer a sua função essencial, educar, não nos parece difícil vislumbrar a necessidade de que a família e a escola devem estar em estreita e permanente sintonia, para que possam superar as dificuldades e, quiçá um dia, transformar o sonho de uma educação de qualidade em algo concreto.

É preciso que se venha a desenvolver uma mentalidade participativa, com a compreensão de que a instituição escola é um complemento da família, e, nessa perspectiva, portanto, devem juntas transformar a escola num ambiente agradável, em que os nossos filhos e os nossos educandos venham a sentir prazer de freqüentar e conviver. Nessa mentalidade, a família e a escola passariam a ser entendidas como instituições sociais interdependentes, tendo como foco o desenvolvimento do educando e, consequentemente, da sociedade como um todo.

Não há mais dúvidas de que a proximidade entre a família e a escola faz a diferença na educação. Lamentavelmente, são poucas as experiências desenvolvidas nesse sentido, e não se tem apresentado muito ânimo para desenvolvê-las em larga escala.

O fato é que todas as escolas que conseguiram estreitar a relação com a família, através de ações concretas e permanentes, deram um salto de qualidade na educação, assim apontam os resultados divulgados pelo Ministério da Educação e outras entidades que fazem avaliação da educação no Brasil. Essa é, sem sombra de dúvida, uma alternativa para desenvolver uma educação cidadã e de qualidade, atentando para os comportamentos diversos dos educandos, para a aproximação pais e filhos, apesar do corre-corre da sociedade de consumo, para o resgate de valores e princípios relevantes na construção da cidadania.

A parceria família-escola pode se efetivar através de práticas simples, desde que sejam permanentes e tenham como foco um melhor atendimento aos filhos e educandos. Seria um contraponto à realidade em que vivemos, com a família muitas vezes transferindo as suas responsabilidades para a escola, e a escola, não raras vezes, se omitindo diante de situações de sua inteira responsabilidade.

As responsabilidades da família e da escola para com os educandos decorrem de previsibilidade constitucional, contida no art. 205, da C..F./88, nos seguintes termos: “A educação, direito de todos é dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no seu art. 2º, reproduz o preceito constitucional, definindo que: “A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. Saliente-se que a LDB, não por acaso, enfatiza a responsabilidade da família em primeiro plano.

Reportemo-nos novamente ao direito canônico, para lembrar que as responsabilidades da família com a educação já era tema previsto no Antigo Testamento, enquanto princípio, estando presente em diversas passagens do texto bíblico.

Por exemplo:

Em Provérbios 1,8: “Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensino de tua mãe”.

Em Eclesiastes, 30, 1 – 27:

(...)

Quem ensina o filho, colherá fruto nele e se orgulhará no meio dos familiares.

Quem ensina o filho, deixará o inimigo com inveja e dele se orgulhará no meio dos amigos.

(...)

Quem mima o filho deverá pensar-lhe as feridas e, a todo gemido, suas entranhas se perturbarão.

Cavalo não domado torna-se recalcitrante: filho indisciplinado torna-se atrevido.

(...)

Não lhe dês poder na juventude, nem dissimules os seus erros.

(...)

Ensina teu filho e ocupa-te com ele, para que não venhas a sofrer com a sua depravação.

A escola não deve ser entendida tão somente como um ambiente de aprendizagem, o que nem tem se dado com a eficiência desejada, mas, sobretudo, como um seguimento da vida familiar, na perspectiva de desempenhar um papel transformador, desenvolvendo nos indivíduos a consciência crítica a respeito dos problemas que envolvem a sociedade e o planeta, tais como a relação do homem com o meio ambiente, as desigualdades sociais, a política, as relações sociais, amor ao próximo e respeito, cidadania, dentre outros.

A relação família-escola, como alternativa para melhorar a educação e como caminho para uma sociedade mais sadia, hoje precisa ser uma iniciativa da escola, já que a família não tem apresentado preocupação a respeito da questão e a escola certamente jamais vai atingir resultados satisfatórios sem que atue nessa perspectiva.

Evidentemente que isso envolve, acima de qualquer coisa, o compromisso das pessoas que atuam no ramo da educação. E o termo compromisso precisa ser entendido e trabalhado por todos do ponto de vista macro, ou seja, é preciso entender que se eu participo de um sistema e não trabalho com o foco nos resultados, logicamente a minha ação prejudica outros elementos do sistema e, consequentemente, acaba influenciando negativamente o sistema como um todo.

É razoável pensar que a melhoria da educação depende de novos olhares e novos fazeres, o que não implica necessariamente inventar, já que muitos dos olhares e muitos dos fazeres precisam tão somente ser resgatados e efetivados, pois há de se admitir que nos dias atuais estamos vivendo uma inversão de valores, uma depreciação de certos princípios, com a escola abandonando o seu foco e a família, por outro lado, deixando de cumprir a sua função essencial.

É imprescindível que a família e a escola, células geradoras e, ao mesmo tempo, agentes transformadores de indivíduos, de conhecimento e de cidadania, reformulem a sua prática, trabalhando o resgate de valores e princípios, abordando sociológica e pedagogicamente novos olhares e novos fazeres, tendo como principal objetivo uma educação de qualidade associada a uma vida cidadã para as nossas crianças, nossos adolescentes e nossos jovens, podendo assim contribuir, de modo mais significativo, para uma sociedade mais humana, mais igual e mais sustentável.

Manoel Messias Pereira

Séc. Municipal de Educação de Abaré – BA, graduado em História e bacharelando em Direito.

Referências

1. Constituição Federal de 1988.

2. Lei nº 9394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

3. Bíblia

Mano Messias
Enviado por Mano Messias em 30/01/2011
Código do texto: T2761391
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.