Matemática - a necessidade de mudar
Matemática – a necessidade de mudar
* Escrito por Marcelo Beneti
A matemática, como todos nós sabemos, é uma ciência exata que assusta muitos alunos que as vêem, muitas vezes, como um “bicho de sete cabeças”. Nós professores muitas vezes nos deparamos com conteúdos que nunca serão utilizados no dia a dia , totalmente desnecessários; até mesmo os alunos questionam sobre a utilidade de logaritmos, matrizes e determinantes, binômio de Newton... Seria necessário fazer nossos alunos “engolirem goela abaixo” conteúdos que não teriam uma utilidade prática? Na verdade, seria preciso uma reformulação nas bases tecnológicas de matemática ou então construir um conteúdo de acordo com a área em que o aluno irá seguir seus estudos superiores. Por exemplo, se um aluno for cursar engenharia, seria lógico e muito mais proveitoso o mesmo ter uma carga horária maior em matérias como matemática, física, química , o que já não seria aplicado a um aluno que fosse seguir carreira na área de humanas, o qual só teria conteúdos matemáticos úteis no seu dia a dia como, por exemplo, porcentagem, operações básicas e matemática financeira. Como sugestão, o primeiro ano do ensino médio seria básico e o aluno optaria, no segundo ano, por qual área iria seguir e dessa forma o mesmo seria direcionado. Nessa fase, ele já teria uma maturidade maior para decidir por qual caminho seguir e dessa forma o ensino da matemática, como também de outras disciplinas, se tornaria muito mais interessante. Com certeza, teríamos alunos mais motivados em sala de aula.
Marcelo Beneti
Professor de Administração, Matemática e Geografia.