COMO ESCREVER MELHOR
A maior preocupação dos estudantes brasileiros é buscar meios para que possam escrever melhor. Os professores estão cada vez mais preocupados em passar para seus educandos maneiras cada vez mais simples do aluno escrever com objetividade. Não adianta somente dar formas, padrões a serem seguidos, mais do que isso é preciso tornar a escrita de nossos alunos mais coerente com o que se quer abordar.
Márcio Alessandro de Melo
Professor de Língua Portuguesa
Gestor-Adjunto
Escola Estadual Ezequiel Bertino de Almeida
Diretor de Ensino da SME – Cupira-PE
professormarcio@hotmail.com
Dedicar-se à arte da escrita é um trabalho que exige prática e leitura. No entanto buscar fontes teóricas é muito importante pra que o educando possa se subsidiar de técnicas apropriadas da estruturação de um bom texto. A simplicidade é importante para todos aqueles que estão buscando o seu desenvolvimento na escrita. Não adianta usar palavras desconhecidas se não as domina contextualmente. É preciso usar palavras conhecidas e adequadas, escrever com simplicidade. Para que se tenha bom domínio, deve-se preferir frases curtas. Amarrar as frases, organizando as idéias é fundamental para que o texto fique coerente. Cuidado para não mudar de assunto de repente. Isso acaba por distanciar o tema sugerido. Conduza-se como leitor de maneira leve pela linha de argumentação para não se tornar repetitivo e sem riqueza vocabular.
Uma dica importante é não esquecer que o texto deve ter unidade, por mais longo que seja sua escrita. Você deve procurar traçar uma linha coerente do começo ao final do texto. Não pode de forma alguma perder de vista essa trajetória. Por isso, muita atenção no que escreve para não se perder e fugir do assunto. Para evitar isso é preciso eliminar o desnecessário porque escrever com atenção é um dos caminhos para não se perder. Para não errar, use a seguinte ordem: introdução, argumentação e conclusão das idéias.
A grande dica está em não deixar nada subentendido, nem imaginar que o leitor sabe tudo o que você quer dizer. Potencialize todo o conteúdo da sua escrita. Lembre-se: você está comunicando a sua opinião, falando de suas idéias, narrando um fato. O mais importante é fazer-se entender.
Outra dica importante é que você tem que expressar o máximo de conteúdo com o menor número de palavras possíveis. Por isso não repita idéias, não use palavras demais ou outras coisas que só para aumentem as linhas para preencher o espaço da folha. Concentre-se no que é realmente necessário para o texto ficar com coesão e coerência. A pesquisa prévia ajuda a selecionar melhor o que se deve usar, porque o estudante imbuído de boa leitura terá uma fonte extraordinária de argumentação.
A coerência entre todas as partes de seu texto é fator principal para se escrever bem. Então é necessário que elas formem um todo. Para isso, é necessário estabelecer uma ordem para as idéias se completem e formem dessa forma o corpo da dissertação. Explique, mostre as causas e as conseqüências de forma clara e objetiva.
Respeitar uma ordem cronológica é uma maneira de se procurar acertar sempre, apesar de não ser criativa. Nesta linha, parta do geral para o particular, do objetivo para o subjetivo, do concreto para o abstrato. Use figuras de linguagem para que o texto fique interessante. As metáforas também enriquecem a redação, mas cuidando elas podem, se usadas sem o conhecimento, mudar o sentido do texto, pra usa-las é preciso procurar o seu sentido.
Procure chamar a atenção para o assunto com palavras fortes, cheias de significado, principalmente no início do texto. Use o mesmo recurso para destacar trechos importantes. Uma boa conclusão é essencial para mostrar a importância do assunto escolhido. Remeter o leitor à idéia inicial é uma boa maneira de fechar o texto.
A RELEITURA E A REESCRITURA: FATORES IMPORTANTES
Tome nota de que é fundamental pensar, planejar, escrever e reler seu texto. Mesmo com todos os cuidados, pode ser que você não consiga se expressar de forma clara e objetiva. A pressa na hora de escrever pode atrapalhar. É preciso calma, verifique se os períodos não ficaram longos, sem coesão. Veja se você não repetiu palavras e idéias, tornando o texto cansativo. À medida que você relê o texto possibilita que essas falhas apareçam, inclusive, erros de ortografia, acentuação e concordância. Não se apegue ao escrito. Refaça se for preciso. Não tenha preguiça, passe tudo a limpo quantas vezes forem necessárias. Na revisão o escritor sai do estágio emocional para o estagio da razão. Assim você se sentirá à vontade para corrigir quanto quiser, pois sabe que sempre poderá voltar atrás.