BIBLIOTECA ESCOLAR

Há muitas escolas em nosso país desprovidas de biblioteca, mas que com muita criatividade a maioria delas improvisam salas de leituras, onde os estudantes podem usufruir seu bem mais precioso: o livro. E para aquelas que possuem é necessário torná-la viva e não apenas um depósito de livros.

Márcio Alessandro de Melo

Gestor-Adjunto da Escola Estadual Ezequiel Bertino de Almeida

Supervisor de Ensino da S.M.E.D. – Cupira-PE

Endereço eletrônico: professormarcio@hotmail.com

Aproveitar o acervo existente na escola é papel de todo professor que mira o sucesso leitor e intelectual de seu educando. Se a escola não possui biblioteca ou sala de leitura não é motivo para cruzarmos os braços e não desenvolvermos um projeto de leitura onde todos os professores independentes da área de atuação possam trabalhar interdisciplinarmente. É preciso levar os livros para a sala de aula e desenvolver ações leitoras que possibilitem aos estudantes o acesso ao mundo da leitura.

Aquelas escolas que possuem bibliotecas devem possibilitar o acesso aos educandos de pegar os livros que desejarem através do empréstimo. Aos professores está a missão de desenvolverem atividades junto aos estudantes que possibilitem aos mesmos realizarem leituras e serem cobrados com atividades diversificadas como: sínteses, resumos, fichamentos, debate, teatro, apresentações e escrita de diversos gêneros trabalhados em sala de aula.

A escola juntamente com a biblioteca escolar, sala ou cantinho da leitura pode promover ainda concursos de redação, de cartazes, de frases e várias outras possibilidades de tornar o ambiente leitor vivo. Para isso basta somente usar a criatividade.

A biblioteca e sua importância nos trabalhos com os gêneros e com as escolas literárias

Quando nós professores de Língua Portuguesa trabalhamos com nossos estudantes a estrutura dos gêneros e das tipologias textuais, nos ajuda muito o trabalho com os livros existentes na biblioteca que se torna uma excelente passeira no desenvolvimento do nosso trabalho. Ao trabalharmos, por exemplo, o gênero fábula e o aluno tem a possibilidade de pesquisar os textos fora o que o seu professor deu como exemplo, ele passa a fixar de maneira mais eficaz o nosso objetivo de compreensão textual.

E no trabalho com as escolas literárias no Ensino Médio podemos tornar mais real a compreensão dos autores e suas obras pertencentes a cada escola. Nessa fase onde o educando busca se aprimorar com mais intensidade da leitura tanto dos livros clássicos como também dos contemporâneos, visto que os mesmos necessitam estarem prontos para enfrentarem o vestibular e a prova do EMEM, a biblioteca funciona como fonte de enriquecimento do conhecimento do mesmo.

Quando se tem ações que possibilitem bons resultados dentro da escola, estamos não somente elevando o nome de nossa instituição escolar, mas também uma melhor qualidade de ensino para a comunidade local.

A Biblioteca Escolar deveria tornar-se “o coração da escola”, um centro dinâmico, que atuando em consonância com a sala-de-aula participaria em todos os níveis e momentos do processo de desenvolvimento leitor, composto de um acervo de material de ensino e de leitura diversificado, organizado, acessível a alunos e professores e adaptado às aspirações do momento. Desempenharia na escola, mais ou menos o papel da Biblioteca Pública na comunidade.

A Equipe gestora da escola cabe o incentivo aos professores para que os mesmos possam compreender que a biblioteca escolar proporciona, enfim, um vasto leque de recursos – incluindo meios eletrônicos e acesso a dados que promovem em cada criança a consciência da sua própria herança cultural e uma base para a compreensão da diversidade de culturas informativa; educativa; cultural e recreativa.

Alessandro Mello
Enviado por Alessandro Mello em 21/01/2011
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