PEDAGOGIA PROGRESSISTA (JOHN DEWEY 1859-1952)
(TENDÊNCIA PEDAGÓGICA LIBERAL)
John Dewey
(Filósofo e psicólogo norte-americano)
1859-1952
Dewey era um defensor ferrenho do experimentalismo;
Defensor da democracia criou uma universidade para exilados políticos perseguidos por autoritarismos;
Rejeita a idéia de leis morais fixas e imutáveis;
Sofreu influencia do evolucionismo das ciências naturais e do positivismo das ciências humanas;
No Brasil influenciou o movimento da ESCOLA NOVA, liderado por Anísio Teixeira;
Coloca a atividade prática e a democracia como ingredientes fundamentais da educação;
Sua corrente filosófica foi denominada de: PRAGMATISMO (ele preferia a palavra instrumentalismo), pois para ele as idéia só tem valor se servirem de instrumento para a resolução de problemas reais;
NO CAMPOM DA Pedagogia a teoria de Dewey se inscreve na EDUCAÇÂO PROGRESSIVA:
Um de seus objetivos era educar a criança como um todo: físico, emocional e intelectual;
Os alunos aprendem melhor realizando tarefas associadas aos conteúdos ensinados;
Atividades manuais e criativas destaque no currículo;
As crianças estimuladas a experimentar e pensar por si mesmas;
Nesse contexto a DEMOCRACIA ganha espaço no sentido de colaborar para maior desenvolvimento dos indivíduos no papel de decidir em conjunto o destino do grupo;
A ADEMOCRACIA para Dewey não pode ficar no limite institucional, mas deve fazer parte do interior das escolas;
ESTÍMULOS À COOPERAÇÃO
Dewey influenciado pelo empirismo criou uma escola-laboratório ligado a universidade para fazer testes em seus métodos pedagógicos;
Insiste em aproximar teoria e prática, pois acredita que as hipóteses teóricas só tem sentido no dia a dia;
Dewey acredita no conhecimento como resultado de consensos que resulta de discussões;
O aprendizado só se dá no compartilhar experiências e num ambiente democrático;
A escola deve promover:
1. Práticas conjuntas;
2. Situações de cooperação.
Dewey dá grande importância ao pensar: um grupo trocando informações sentimentos e experiências sobre situações práticas do cotidiano é o suficiente para o aprendizado;
A medida que a sociedade se torna complexas aumenta a distancia entre crianças e adultos;
Daí ser necessário a escola se tornar local de encontro entre pessoas para educar e ser educadas;
É papel da escola reproduzir a sociedade em MINIATURA simplificando e organizando-a gradativamente em complexidade para a compreensão do ser infantil;
A escola deve ensinar a criança a viver no mundo;
As crianças ao mesmo tempo em que estão sendo preparadas para a vida estão vivendo a vida, isso não se dá em momentos separados;
O aprendizado se dá diante de problemas reais;
A educação é uma constante reconstrução da experiência dando-lhe gradativamente significado;
Educar é dar habilidades as novas gerações para enfrentar os desafios da vida;
A educação é mais que reproduzir conhecimentos é incentivar para o desejo contínuo de desenvolver-se;
Educar é prepara pessoas para transformar;
Que o aluno possa experimentar ambiente favorável e tenha condições de experimentar suas idéias;
Na escola reflexão/ação deve ser uma todo indivisível;
Na sua ESCOLA-LABORATÓRIO (influenciado pelo empirismo) Dewey trabalha com PROJETOS;
E na relação social escolar põe garantias de LIBERDADE e DEMOCRACIA;
Evidencia os PRINCÍPIO DA EXPERIÊNCIA: FAZER/EXPERIMENTAR;
A experiência educativa é reflexiva, resultante de novos conhecimentos;
A pedagogia deve ser funcional- aplicando meios naturais de trabalho e de ação vinculados a atividade própria da criança a suas necessidades individuais e sociais;
Para Dewey, a experiência é assim um processo ao mesmo tempo interno e externo;
Portanto, é o aluno quem deve elaborar suas certezas, conhecimentos, regras morais;
O professor deve dar o conteúdo em forma de questionamentos e problemas jamais dar a respostas ou soluções;
Nunca começar com conceitos e definições já elaborados, mas proceder e levar o aluno a construir seus conhecimentos para depois confrontar com o conhecimento já elaborado;
Os PCNs e as teorias modernas da dida´tica tem influencia de Dewey;
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REFERÊNCIAS:
NOVA ESCOLA, Grandes Pensadores. 25 ed. Abril: julho, 2ª,2009.
MORANDI, Franc. Modelos e métodos em Pedagogia. Org. René La Bordiere; Trad. Maria Leonor Loureiro. Bauru, SP:EDUSC, 2002.