PROCESSOS COGNITIVOS
PROCESSOS COGNITIVOS
RELATÓRIO DA DISCIPLINA
A educação de um modo geral, não tem sido vista com bons olhos pelas autoridades, dos municípios, dos estados e do governo federal. Poderíamos até incluir o clichê popular de que: “Toda regra tem exceção”, mas são tão tímidas as exceções que passam opacamente despercebidas. Existe uma enorme carência no ensino público, principalmente quando nos referimos a criança com dificuldades no aprendizado, as conhecidas crianças especiais. Não pudemos nos calar e absorver o ócio negativo em relação à precariedade na educação pública brasileira. A atitude sensual é aquela que nos torna verdadeiramente conscientes do sentir e nos convida a estarem presentes com todo o nosso Ser quando tocamos, ouvimos, olhamos intencionalmente para alguém ou para alguma coisa, quando saboreamos alimentos e percebemos fragrâncias e odores no mundo que nos cerca. O que pensar de crianças, adolescentes, ou mesmo adultos, que nasceram ou mesmo, adquiram deficiências no decorrer da vida por situações inusitadas e inesperadas.
Uma situação deletéria adornada pelo pélago (abismo, imensidade) que deveria ter uma atenção sem presciência (premonição e pressentimento) e sim uma responsável que proporcionasse extasia (encanto, entusiasmo) para aqueles que não tiveram culpa de nascer assim. Sinceramente devemos fixar o lado melhor das pessoas e dos acontecimentos, para que o lado sombrio desapareça naturalmente. Não estamos em nossa área de especialização, mas devemos nos rejubilar com aquilo que temos ao nosso dispor, sem preocupação por obter o talvez quiséssemos. São veras as conotações aqui inseridas, ao mesmo tempo queremos ressaltar o trabalho dignificante que a professora Ana Claúdia Queiróz Bonfim nos proporcionou na disciplina de “Processos Cognitivos” durante os dias em que estivemos juntos em sala de aula. Habituamo-nos a enxergar nos companheiros de experiências terrenas as partes melhores que apresentem.
Nessas exposições colocamos todo nosso sistema nervoso central, através do encéfalo, muitas vezes excitando nossos neurônios para aprender tudo ou quase tudo, que nos foi repassado com tanto carinho e dedicação. Não é vergonhoso afirmar que nas primeiras aulas sentimos dificuldades em assimilar o conteúdo por ser extenso e muito cientifico. Várias foram às ocasiões em que ficamos a ver navios sem sermos marinheiros de primeira viagem, a dificuldade de assimilação de algumas nomenclaturas seria apenas transitória, contrariando a regra de que todo o começo são flores. Recebemos uma apostila de Processo Cognitivo e com ela fomos acompanhando as aulas ministradas e pouco a pouco se familiarizando com que a disciplina em alusão. O Sistema Nervoso Central e sua formação, neurônios com suas classificações, corpo celular com seus aspectos mais importantes (dendritos, núcleo, axônio, bainha de Mielina, corpo celular e terminação axonial). Sinapse, neuro transmissores, os diversos tipos de neurônios, movimento reflexo, neurofisiologia do movimento com a especificação de músculos, Placa Motora, Unidade Motora, Contração Muscular, Tipos de Contração (isotônica e isométrica).
O ensinamento aqui enumerado trata-se de uma atitude séria e sensual que nos leva a experimentar o principio de unidade que está por trás de tudo o que é vivido consciente ou inconscientemente com nossos sentidos. Devemos sempre está atento para colhermos uma boa aprendizagem e repassá-la para os que necessitam dela. Em nossas vidas tudo passa e o tempo se encarrega de tudo, mas não devemos jamais nos deixar levar pela incerteza que a vida nos causa e absorvermos a FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) que na Administração aprendemos muito bem. A matriz FOFA é um cruzamento de cenários pra se saber quais serão os objetivos estratégicos da instituição, com menor chance de falha. Em inglês, o nome da matriz é SWOT – strenght, weakness, opportunities and threats. (FOFA). Objetivando almejar essa FOFA seguimos nossos caminhos sem espinhos, mas de ares perfumados no encanto do aprendizado.
Chegamos ao Movimento com seus atos motores reflexos, voluntários, automático. O sistema Gama que possibilita ao músculo manter-se em estado de semicontração quando em repouso. Os Músculos Faciais, o Córtex Cerebral com suas áreas primárias, secundárias, terciárias, os interneurônios com seus axônios curtos deixando o córtex subdivido em células estreladas ou granulares, horizontais, de Matinolli e células piramidais pequenas, os neurônio de associação, os eferentes (de projeção), que enervam o tronco encefálico ou da medula espinal que tem origem nas células piramidais gigantes existentes na camada V. As seis camadas denominadas de: Camada molecular ou plexiforme, Camada granular externa com células piramidais pequenas, camadas de células piramidais pequenas de associação, de tamanho médio e grande, camada granular interna, camada de grandes neurônios piramidais denominadas de células de Golgi tipo I, e células pequenas de associação, e a Camada de fusiforme com muitas células em forma de fuso e algumas células de Martinolli.
Ao repassarmos a vista às vezes nos assustamos com nomes tão complicados, mas nas leituras e estudos diárias iremos nos familiarizar com difícil nomenclatura. A consciência se expande e vibra em todos os seres quando olhamos para o mundo com olhos que sabem apreciar. O nosso mundo atual é a sala de aula. As funções e vias de associação do córtex cerebral (lobo occipital, lobo parietal, lobo temporal, lobo frontal), A área cortical compreende córtex motor primário, sensitivo primário, visual, auditivo primário, de associação motora, centro da fala, córtex de associação somestésica, de associação visual, de associação auditiva, área de Wernicke, córtex pré-frontal e área temporoparietal. Passamos de imediato para a Química do comportamento citando a doença de Parkinson e o neurotransmissor de nome dopamina. Alguns neurotransmissores: dopamina – gaba; acetilcolina, serotina, encefalina, serotonina, e substância P; catecolaminas e noradrenalina.
Todo esse ensinamento bem preparado e repassado pela professora Cláudia revelou ser conhecedora profunda do assunto, bem como mostrou sua expansividade no repasse da disciplina e no bom relacionamento dos alunos. Esses aspectos foram apenas preparativos para nos familiarizarmos bem com os Processos Cognitivos, e tem mais. Anatomia da Linguagem – a sua subdivisão em semântica, fonologia e sintaxe. A Linguagem e o Hemisfério Dominante, com o Sulco Central ou Fissura de Rolando, Fissura Lateral ou de Sylvius. Fala e fonação, escrita, ouvindo e entendo a fala, aprender a ler e escrever, e as rotas de leitura. A Aprendizagem e Desenvolvimento: A Concepção Genética- cognitiva da aprendizagem de César Coll e Eduard Marti, a neuropsicologia das funções executivas, e finalmente As Bases de Uma Avaliação Neuropsicológica. Seu histórico, as dissociações, o Neupsilin (para avaliação das funções cognitivas e suas nuanças). A Orientação Têmporo-Espacial; Atenção (Visual e Espacial); A Percepção (Visual Auditivo – Visual Somestésico); Percepção Visual (Faces); Percepção de Faces (Perceptiva ou de reconhecimento (memória)).
Memória – Em (A) longo prazo (memórias declarativas ou explícitas e não declarativas ou implícitas), As memórias declarativas episódicas ou semânticas. A Memória Episódica refere-se a eventos experienciados, enquanto a memora semântica a fatos normalmente ou geralmente armazenados ou aprendidos, sob-forma verbal, por meio do conhecimento geral de mundo e de conceitos. Memória prospectiva, exemplo: tomar remédio, do horário de um compromisso, todas as memórias podem ser classificadas quanto à modalidade da informação. No que diz respeito às etapas de memória descrevem três: codificação, armazenamento, ou registro e recuperação (por evocação ou por reconhecimento). Na primeira, as informações são interpretadas, na segunda, consolidadas, e na terceira buscadas quando necessárias. Primeira interpretação (codificação), Segunda Consolidação (armazenamento), na terceira: recuperação (evocação, Habilidades aritméticas, linguagem (oral e escrita) com componentes receptivo ou compreensivo e produtivo ou expressivo, com três níveis de complexidade de unidades linguísticas: palavra, sentença e discurso).
Linguagem oral, linguagem escrita. Praxias são as habilidades dirigidas à execução gestual. (apraxia melocinética, apraxia ideomotora, apraxia construtiva, apraxia reflexiva e apraxia melocinética cada uma com suas funções especificas). As afasias podem ser expressivas, receptivas ou de condução. As Funções Executivas controlam ou estão envolvidas no controle e na regulação de processos cognitivos mais simples, bem como em comportamentos direcionados e metas e orientados para o futuro. Podem abranger controle de resposta inibitória, manutenção e mudança de atenção, planejamento, categorização, flexibilidade cognitiva, iniciação, entre outros. Podemos citar também as síndromes frontais ou disexecutivas. São ativadas pela região pré-frontal, ou seja, pela parte mais anterior do lobo frontal. As lesões nesse local são o descontrole inibitório manifestado por um padrão inibitório, ou por um padrão desinibitório.
A aprendizagem é a aquisição ou mudança relativamente estável e duradoira do comportamento e/ou do conhecimento, devido à experiência, ao treino ou ao estudo e com uma função adaptativa relativamente ao meio e às suas mudanças. As recentes descobertas sobre a formação do cérebro humano provocaram uma revolução nas pesquisas sobre o processo de aprendizado. Influenciaram e modificaram toda a estrutura de ensino dessa faixa de atendimento infantil. Abriram novas perspectivas para o desenvolvimento intelectual e emocional da criança e levaram à reformulação do currículo das escolas infantis. “A pré-escola desperdiça o potencial infantil de aprendizagem, porque exige pouco, e mantém baixas as expectativas sobre o que as crianças são capazes de entender”. Os processos cognitivos consistem num trabalho mental que todos fazemos quando falamos ou quando ouvimos alguém falar, trabalho mental de inferência daquilo que queremos dizer a partir daquilo que dizemos. Existem duas modalidades de inferência, os processos por implicitação e os processos de inferência por pressuposição. Encerrando esse relatório que costumamos executar no final de cada disciplina queremos dizer que apesar da disciplina ser bastante difícil de assimilação em curso espaço de tempo a nossa professora do curso de pós-graduação em psicopedagogia Ana Claúdia Queiroz Bonfim foi muito esforçada, competente, com grande facilidade de expressão e a interação com os alunos foi muito boa na aprendizagem dos Processos Cognitivos.
Podemos aprender sinonímias como: Abstração, acusia, afasia, agrafia, alexia, anamnese, apraxia, autismo, cinestésico, disfemia (gagueira), disfonia, disgrafia, Dislalia, Dislexia, grafema, Hipofrasia, Hipotomia, Impulsividade, maturação, memória, memória cinestésica, mobilidade sensorial, Morfema, Organização espacial, Organização perceptiva, Organização Temporal, Parafrásico, praxia, sensório motor entre outros. Reconheçamos que a atitude apreciativa é a expressão autentica da nossa capacidade de gerar energias positivas a todo instante, reconhecendo nas pessoas e nas situações o seu verdadeiro valor. Seria um “processo cognitivo” de nossas ações como se humano.
Não deveremos deixar de enumerar muitos conhecimentos que tiveram como fonte a Coleção escolar (Capacitação para o Ensino Desafiador) da Editora Pulso e do escritor José Assencio Ferreira. Inserimos a palavra Cognição com sua definição e os aspectos por ela estudada: “COGNIÇÃO: Ato ou processo de conhecer”. Inclui a atenção, a percepção, a memória, o raciocínio, o juízo, a imaginação, o pensamento e o discurso. As tentativas de explicação da forma como a cognição trabalha são tão remotas como a própria filosofia, de fato, o termo tem origem nos escritos de Platão e Aristóteles. Com a separação entre psicologia e filosofia, a cognição tem sido investigada a partir de diversos pontos de vista.
Nos anos 50, a psicologia cognitiva destacou-se como o campo que estuda a cognição a partir da organização da informação cognitiva. Estabeleceu-se, assim, um paralelismo entre as funções do cérebro humano e os conceitos presentes nos computadores, tais como: codificação, armazenamento, reparação e memorização de informação. Outro paralelismo é estabelecido entre cognição e inteligência artificial: as tarefas cognitivas, nomeadamente, a compreensão da língua natural (o que implica conhecimento e memória), o planeamento, a resolução de problemas, a explicação e a aprendizagem são transportadas para o domínio da inteligência artificial através da elucidação e explicação dos conceitos de representação, organização e processamento de conhecimentos conceptuais. A atual psicologia da cognição não presta muito interesse aos psicólogos cognitivos, mas os seus modelos teóricos cognitivos entenderam profundamente a memória, a psicolinguística e o desenvolvimento da inteligência.
Os psicólogos sociais escreveram, desde a década de 60, intensivamente, sobre o tópico da consistência cognitiva, ou seja, a tendência que as crenças e atos de uma pessoa têm para esta ser logicamente consistente entre as outras. Quando emerge a dissonância cognitiva, ou a lacuna de tal consistência, a pessoa procura, inconscientemente, retomar a consistência através da mudança de comportamentos, crenças ou percepções. Deste modo, o estilo cognitivo é a forma como um indivíduo, em particular, classifica as cognições, impondo, assim, a ordem desejada no seu discurso e nas suas relações com a sociedade.
ANTONIO PAIVA RODRIGUES – ALUNO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA DA FACULDADE VALE DO JAGUARIBE (FVJ)- DISCIPLINA: PROCESSOS COGNITIVOS