Pesquisa Escolar: sua importancia na vida do aluno e no seu mundo crítico
Pesquisa Escolar: sua importancia na vida do aluno e no seu mundo crítico
Autora: Solange Gomes da Fonseca
A pesquisa escolar constitui uma das principais atividades realizadas no processo de ensino e de aprendizagem, desde as series iniciais do ensino básico; propiciando a integração dos alunos/autores e, os ajudando no processo de aprendizagem e de busca aos temas selecionados para uma investigação.
Os acessos às ferramentas de pesquisa estimulam os alunos a ampliarem suas informações, desenvolvendo a curiosidade e o espírito critico e reflexivo aos seus próprios interesses nas investigações escolhidas. Isso, também facilita a apresentação da importancia de uma biblioteca escolar no processo metodológico da pesquisa.
É importante, a orientação dos professores e dos bibliotecários nas estratégias de busca para localização dos assuntos a serem desenvolvidos na realização do trabalho escolar.
Ao ser elaborada a pesquisa escolar, acabamos saídos de um cenário fechado da sala de aula e, vamos fomentar situações de aprendizagens, onde o aluno se vê forçado a procurar e selecionar informações e resolver problema independentemente. A sala de aula é uma relação antiga onde o conceito é: o professor "quem ensina" e o aluno "quem aprende", já bastante ultrapassado para as novas tecnologias e as novas demandas educacionais estabelecidas num processo de ensino e de aprendizagem.
Nos tempos atuais. Freire (1997), coloca bem sua opinião quando diz: “conhecer é descobrir e construir e não copiar"; de modo que, a pesquisa escolar será tão interessante aos educadores e aos alunos, tornando-se com o tempo uma pratica comum nas escolas e preparando os alunos para o processo de conhecimento e de busca por soluções para determinados assuntos e problemas. Enfim, a pesquisa escolar contribui para propiciar que o conceito espontaneo abra caminho para o conceito cientifico e este forneça estrutura para o desenvolvimento daquele, tornando-o consciente e deliberado.
O conceito de cidadania esta na efetividade que o individuo exerce sua função plena se for preparado para ter a capacidade de fazer as suas próprias escolhas. O que o Sistema Educacional Brasileiro necessita, são de um cenário onde os educadores e os alunos exerçam um papel ativo de "atores principais" e não de "coadjuvantes", em um placo onde os atos da realização da pesquisa escolar busquem novos paradigmas para uma sociedade.
Com o aparecimento da Internet, a pesquisa escolar tornou-se um tema que deve ser observado pelo professor como um elemento aliado ao objeto de crescimento na aprendizagem do aluno. Entretanto, a Internet é um universo de informações muito amplo, para isso, devemos conhecer as ferramentas com a orientação de professores treinados, para que possamos nortear a navegação em busca do conhecimento ao assunto desejado.
É função do professor lançar idéias e prever as etapas do trabalho pesquisado e, ter bem claro e definido o propósito da pesquisa, que será proposta aos seus alunos.
Para que alcançamos bons resultados, o professor tem que ter em mente a palavra/chave e sua melhor combinação para encontrar os resultados mais relevantes, respeitando os assuntos pesquisados.
Acreditamos assim, que pesquisar sobre algo é aumentar as possibilidades de conhecer, avançar e reinventar.Pois, somente podemos nos aprofundar sobre um determinado assunto, quando temos condições de defendê-lo ou refleti-lo. Não sendo, possível, opinar sem aprofundamento. Do contrário, passará de mera informação.
Entendemos que, pesquisar é ir a busca do assunto desejado, em outras situações de vida. É ter consciência que os assuntos se entrelaçam e cria novas formas de alguém resolver e desenvolver sua pesquisa.
Os alunos, em sua maioria, não buscam resposta para seus questionamentos acerca de diversos assuntos, quando estão resolvendo exercícios que necessitam de uma pesquisa dentro do texto, pois ficam desanimados e muitas vezes, desistem dessa busca ao “novo”.
A pesquisa escolar é necessária para os alunos, por ser um grande instrumento na construção do conhecimento, por isso se faz necessária, sempre que possível, que o professor mande algum tema para pesquisar relacionado com o conteúdo ensinado, a fim de contribuir na construção da aprendizagem.
É notório que, por meio da pesquisa escolar, o aluno tem possibilidade de descobrir um mundo diferente, coisas novas, curiosidades. Dessa forma, o professor tem a incumbência de gerenciar e orientar seus alunos na busca de novas informações. Além de atuar na orientação da construção de textos a partir do material da pesquisa, o professor deve ensinar como retirar as partes mais importantes de conteúdo pesquisado.
Outro ponto importante e esclarecedor pra os alunos é a relevancia que o educador deve abordar na conscientização de uma pesquisa, que ela não é mera cópia e sim uma síntese de construção textual, através de um conjunto de informações.
A etapa técnico/científico informacional que a humanidade esta atravessando e a ascensão dos meios de comunicação tem facilitado o acesso às informações, desse modo, podem ser usados como base de pesquisas escolares: livros, revistas, artigos científicos, documentários, entrevistas...
A pesquisa escolar não deve ter apenas um caráter de ocupar o aluno, de modo que o mesmo não fique sem fazer nada, mas, sim a finalidade de formar pessoas curiosas acerca do que possa no mundo, por meio dessa busca, o conhecimento que será construído pelo próprio aluno.
Ao incentivarmos nossos alunos a pesquisar, mostramos a importância da pesquisa, como elemento fundamental para despertar os alunos no sentido da pesquisa escolar e da necessidade do espírito de pesquisador.
Na escola a pesquisa é uma prática comum para professores e alunos. Tal ação, apesar de corriqueira no campo educacional, ainda suscita muitos questionamentos, principalmente no que se refere aos caminhos do eu desenvolvimento científico.
Nesta perspectiva, o texto busca iniciar uma reflexão sobre a importância de se fazer pesquisa escolar e a importância da presença do professor enquanto mediador deste processo. Para isso, apresentam-se dois espaços que podem potencializar o desenvolvimento da pesquisa escolar, são eles: a biblioteca e a Internet.
Para Paulo Freire (1996, p. 32), “não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Esses que fazeres se encontram um corpo no outro. Enquanto ensino contínuo buscando, reprocurando... Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade”.
A proposta deste texto é um convite a uma reflexão sobre a forma de como a pesquisa escolar vem sendo trabalhada e como poderia ser construída, na área da educação.
A pesquisa escolar implica em leitura, onde o próprio leitor procura saber questionar o autor, interpretar seus argumentos centrais e refazê-los com suas mãos em prol da aprendizagem, que deve ser de total autonomia, a fim de aprender a estudar, desconstruindo argumentações dos autores e reconstruindo-os com suas próprias palavras.
O método de construir em pesquisa é algo que se aprende e não se cria, devido ao fato de eu o indivíduo manipulador de cópias é rapidamente identificado, porque segue um perfil totalmente alheio do método e se houver a oportunidade de discutir sobre o assunto, tenderá a utilizar argumentos insatisfatórios com palavras que não correspondem ao esperado, desvalorizando assim, todo seu projeto ou trabalho de pesquisa.
O objetivo central do texto é abordar a pesquisa escolar, como fonte de importância vital para o pensamento crítico do aluno, de forma mais abrangente, no qual a motivação torna-se uma prática constante para o aperfeiçoamento do aluno no processo de aprendizagem e a fundamental importância dentro de uma análise prática para o futuro pesquisador.
Concluo o texto com a reflexão do assunto da pesquisa escolar e da sua importância na vida e no mundo do aluno, para que ele possa com espírito crítico refletir sobre suas próprias aprendizagens e, assim aprender com sua própria experiência, com os ensaios, acertos e erros cometidos, incorporando as lições aprendidas e construindo um método próprio de aprender o caminho da pesquisa escolar e desenvolver sua habilidade para a vida cotidiana.