DEVAGAR SE VAI AO LONGE

A partir do momento que se admite que o ser humano é uma criatura singular, ou seja, que não existem duas pessoas iguais, é necessário lembrar que entre as diferenças que existem entre elas, uma , muito importante para o processo ensino-aprendizagem, é o ritmo.

Cada indivíduo tem o seu ritmo e o tempo certo de desenvolver as suas tarefas. Uns são mais lentos e outros mais acelerados, mas apesar dessa diferença, todos podem desenvolver as mesmas habilidades e realizar as mesmas atividades, cada um a seu tempo.

O ritmo,portanto, não determina uma maior ou menor capacidade para aprender. Apenas mostra que cada um tem as suas peculiaridades e por isso mesmo o professor deve aceitar e respeitar a individualidade de seus alunos.

Uma criança lenta pode render muito mais se tiver tranqüilidade para realizar suas tarefas e cabe ao professor garantir um clima propício e assegurar o sucesso na realização das mesmas, proporcionando oportunidades necessárias para isto. Do contrário o aluno pode perder a segurança se for forçada a trabalhar numa velocidade que não é a sua.

Toda classe é heterogênea em vários aspectos e um desses é o ritmo. Por isso não se pode esperar que ela ande na mesma “velocidade”. Se a heterogeneidade de ritmos é inevitável é importante que , visando o respeito às diferenças, sejam preparadas atividades extras para os alunos mais “acelerados”, já que estes tendem a terminar antes dos demais e ficarem sem ocupação atrapalhando a aula. Enquanto eles se ocupam o professor pode dar atenção aos mais lentos sem que sejam causados transtornos.

É recomendável que se planejem atividades lúdicas para que não fique cansativo e que não percam o interesse. Podem ser em forma de palavras cruzadas, caça palavras, desenhos, leitura, ilustração ou criação de texto.

O mais importante de tudo é criar situações que permitam aos alunos mais lentos, desenvolverem suas habilidades, mesmo que devagar, e do seu modo , sendo garantido a estes o tempo necessário para que consigam “chegar longe”