Elaine Cristina Marcelina Gomes (Diário da Alfabetizadora-PEJA do Múnicipio do Rio)

ESCOLA MUNICIPAL EUCLIDES DA CUNHA - E/SUBE/10ª CRE (tel: 3316 3330)

ELAINE CRISTINA MARCELINA GOMES

RELATO 1

Fiz a leitura da 1ª revista do Jornal O DIA sobre os "200 anos da chegada da Família Real"

Todos prestaram atenção e ao término um aluno, perguntou se podia falar. O mesmo relatou que seu irmão vive em uma fazenda em Minas Gerais e há 5 anos desobedeceu a ordem do patrão levando "pinga" para ele e os outros empregados. Seu castigo foi ser acorrentado.

Ele conseguiu fugir e foi parar na delegacia com a corrente. A notícia saiu nos jornais da região e o delegado perguntou-lhe que tipo de pena deveria ser dado ao patrão. Com medo, ele disse para não fazer nada, porque sabia que seu patrão, sendo dono de 3 fazendas e muito poderoso, poderia matá-lo.

Hoje seu irmão continua trabalhando nas fazendas, porém por conta própria.

Conclusão: Gostei, pois os alunos têm memórias riquíssimas da realidade do nosso país, porém fiquei chocada com o que ouvi. Serviu para debatermos se de fato acabou a escravidão no nosso país.

RELATO 2

No final das minhas aulas eu leio um livro para os alunos ou uma mensagem. Outro dia, um aluno me perguntou de onde eu tirava tantos livros para ler, respondi-lhe que eram da Sala de Leitura da escola.

Hoje a aula foi na sala de leitura. Dividi a turma em grupos e para cada grupo distribuí um tipo de livro. Uma aluna, que ficou no grupo do livro de poesias, disse que não gostava de poesias. Nesse momento, li uma poesia explicando cada verso e ela se identificou com o seguinte verso "Laços que prendem impedindo o caminho”. Fez um desenho e passou a se interessar mais pelas poesias. Outros livros trabalhados neste dia e que chamaram a atenção, foram: "Felizes são os gatos", que retrata a realidade dos meninos de rua, e um livro sem texto, para os alunos com mais dificuldades expressarem suas idéias através de desenhos ou texto com o meu auxílio.

RELATO 3

Trabalhei a manchete do Jornal O Globo com um grupo de alunos e a surpresa foi que com todo esforço para ler eles me perguntaram: “Professora, querem vender a Amazônia? Não pode. A Amazônia é nossa”. Interessaram-se também por outras matérias e os trabalhos foram para o mural do pátio da Escola. E eles adoraram ver seus trabalhos expostos, pois levanta a auto-estima, que por vezes se apresenta em baixa.

RELATO 4

SUPERMERCADO EM SALA DE AULA

Dividi a turma em grupos: 2 alunos juntos faziam um caixa, tinha 4 caixas (8 alunos), 1 gerente e os que restaram eram clientes. Os produtos estavam expostos na sala de aula e o gerente coordenava a compra, cada aluno podia comprar cinco produtos e se dirigir ao caixa; cada aluno recebeu R$ 20,00 (em tampas de garrafa pet, onde cada tampa valia R$1,00). Os alunos caixas faziam as contas e eu conferia. Neste dia o que me surpreendeu foi que tinha uma fila de alunos para eu conferir e uma aluna passou direto me entregando as contas para conferir, eu mostrei-lhe a fila e ela me respondeu: “professora quando vou ao mercado não enfrento fila”. Parei o que estava fazendo e pedi aos alunos que a aplaudissem e ao término da atividade falei sobre o direito dos idosos”.

Elaine Marcelina
Enviado por Elaine Marcelina em 15/11/2010
Código do texto: T2615857
Classificação de conteúdo: seguro