Paradigmas educacionais
Dos clássicos aos contemporâneos, muitos paradigmas se foram e vieram e, com eles, as filosofias sobre a educação. Novo paradigma, nova filosofia. Nova filosofia, novo paradigma. As escolas filosóficas que mais influenciaram o pensamento sobre a educação: Idealismo, Existencialismo e Realismo, Pragmatismo, e a Filosofia Analítica. Os três últimos, no fundo bebem da mesma fonte: o materialismo.
A educação dança como o paradigma toca. E às vezes dança feio! O paradigma toca, não raro, sem tocar o ser humano na sua inteireza. É tentação encontrar um sistema, uma escola filosófica, um paradigma 'justo e necessário', feito sob medida, sem lacunas, perfeito.
Penso que um conselho de Paulo dado em outro contexto aplique-se bem aqui: "Mas examinai tudo e guardai o que for bom" (1Ts 5,21). Ninguém é capaz de seguir este conselho senão aqueles que foram e estão sendo educados. Pra isso é necessário pensamento crítico (examinai), discernimento, capacidade de separação entre bom e não bom, e uma inteligência iluminada pela verdade para não tomar mal por bem (guardai o que for bom).
Ir tecendo com os diversos fios (o que for bom), a educação digna do único ser educável. Dos dados paradigmas, essa idéia, uma ideologia para que as instituições sejam educadoras. O paradigma educacional deve evoluir conforme evolui o conhecimento sobre o homem, sujeito da educação. Conforme a antropologia é a educação do ser que ela estuda. Se o homem é inesgotável fonte de possibilidades, a educação dele também o é.