** ANULAR O ENEM **

Anular o Enem?...

Ah!... Nem vem!

Qual motivo?

Sei que houve muitas falhas, e qual é o evento de grande vulto que não há falhas. Tudo bem, não estou aqui defendendo o Governo, não mesmo!

Mas anular uma prova pelos motivos aludidos é sim falta de ouvir quem fez as provas e não viu grande vulto na troca de lados do cartão respostas com o cardeno de provas. Na minha sala, esse quesito foi resolvido com uma simples explicação das aplicadoras, simples assim:

" _ Pessoal as informações do cartão de resposta estão invertida com o caderno de perguntas, mas isso não alterará nada as respostas, serão marcadas de acordo com a números das perguntas, alguma dúvida?"

Silêncio total, isso posto, quer dizer que foi claramente entendido. Tudo trasncorreu nos parâmetros exigidos, inclusive eu fui um dos três últimos a sair da sala, assinando o relatório das aplicadoras neste dia.

Na sala de minha esposa, que também ouve a explicação, nada foi contestato.

Então eu digo: se estão ovuindo os descontentes por isso, porque não ouvir os que não viram nestá troca, uma gravidade tão aterradora a ponto de anular um processo de grande repercursão em todo País?

Vi coisas mais graves que isso, e nem por isso, pediram ou cogitaram anulação do processo: Pessoas com necessidades especiais tendo dificuldades de acesso; pessoas que fizeram as provas quilômetros de suas casas, sendo que havia locais de aplicações próximo às suas residências, e por ai vai...

Que foi um erro que não deveria ter, claro que foi, afinal ninguém prestou atenção nisso?

Mas vamos aprender com os erros e tentar evitá-los futuramente. Afinal repetir a prova, não vai fazer quem não estava preparado sair melhor, pode até ser, mas é um desrespeito a quem fez as provas, enfrentou tantos obstáculos para chegar lá e ter que repetir tudo de novo. Como ficamos nós?

É claro que aqui eu exponho o meu ponto de vista, assim como quem não concorda expôe seu lado e exige uma retratação. Contudo ficar usando isso como moeda política, como politicagem, como ofensa de Partidos diferentes, direita/esquerda, Governo/Oposição. Isso já é demais ( as Eleições acabaran ), e é uma grande falta de respeito com todos os inscritos (satisfeitos ou insatisfeitos com o processo) que têm o dever de manifestar sua opinião, e serem ouvidos.

É só isso que eu estou fazendo.

Para mim, o Enem, não precisa ser refeito, não por isso.