FELIZ DIA DOS PROFESSORES
Cada dia eu fico mais indignada com os comentários sobre escola e professores. A educação evoluiu assim como o numero de habitantes do Brasil,bem como as opções de profissões, e as pessoas. Há quem diga que num passado recente a profissão de ser professor era destinada as mulheres como uma única opção(se não desejasse ser dona de casa, e nós sabemos que esquentar barriga no tanque e esfriar no fogão não preenche o ego de ninguém) e ainda assim era muito valorizada. Tinha-se controle pelo autoritarismo.
Agora anos depois ainda ouço alguns infames falarem que os gênios não se tornam professores por falta de incentivo salarial e perspectiva de carreira. Será que ser professor ainda é uma falta de opção? É falta de perspectiva e visão de futuro? Será que é fácil ensinar? Os professores são aquelas pessoas que não tem grande capacidade mental ou em outras palavras não são gênios? Será?
A escola mudou, os alunos mudaram e nós professores também mudamos...
Pois bem meus caros, para ser um bom médico, advogado, engenheiro, arquiteto, administrador, tudo começa com a escola, com o professor que ensinou os primeiros traços. Não adianta valorizar o hoje esquecendo o ontem, não adianta fazer propagandas sobre educação que parecem mais comerciais de margarina- família feliz, tomando café em redor da mesa com aquele fundo musical “Happy Day”- um romantismo que não existe. Ser professor é ter uma vida em suas mãos e ser responsável sobre ela. As nossas ações podem ou não transformar um ser humano.
Hoje dia 15 de outubro, dia do Professor eu convido a todos para refletir sobre a real situação dos mesmos. A valorização é o caminho para a educação ser à base de tudo!