Educação voltada aos valores morais e éticos... funciona!

Ética, segundo Sócrates, tem como princípio básico duas máximas interessantes: “ Só sei que nada sei” e “ Conhece-te a si mesmo”, ou seja, a virtude máxima do ser humano é a sabedoria.

Tem como objeto de estudo a moral que, etimologicamente pode ser definida do grego (ethos), costumes e do latim (mores), moral, ou seja, um dos aspectos do comportamento humano.

Nalini comenta que a ética vai além da moral, procura os princípios fundamentais do comportamento humano. Sendo assim, pode-se dizer que ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana e serve para que haja equilíbrio e bom funcionamento na sociedade. Cada sociedade ou grupo possui seu próprio código de ética.

Para Platão, a educação deveria funcionar como forma de desenvolver o homem moral. “A educação deve possibilitar ao corpo e à alma toda a perfeição e a beleza que podem ter”.

Aristóteles valorizava a inteligência humana, única forma de alcançar a verdade. E afirmava que “a educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces”.

Na escola, Ética é um dos temas transversais. Uma educação voltada para a cidadania privilegia a formação moral orientada por valores como justiça, igualdade, tolerância e solidariedade.

Puig afirma que a linguagem narrativa é fundamental para a formação moral dos sujeitos, enquanto instrumento de construção de si mesmo. O autor entende que a narração é um meio de educação moral muito apropriado nas várias fases da vida escolar.

Herbert de Souza, o Betinho, defende que os conceitos de ética e moral são interligados, ou seja, uma nasce da outra, considerando a ética mais ampla, com princípios mais abrangentes, mais universal do que a moral, que está relacionada mais a determinados campos da conduta humana. O sociólogo declara que ética é como cimento na construção da sociedade e que quando existe um sentimento ético profundo, ela mantém-se organizada, bem estruturada, mas se este sentimento se rompe por algum motivo, inicia-se uma crise autodestrutiva.

Souza, expõe que a defesa da vida é um valor universal, mas que toda violência que vivenciamos é porque a vida foi deixando de ser um valor. E completa que isso tudo se agravou por causa dos meios de comunicação de massa atuantes, sem nenhum controle social, na formação das pessoas que, antes, tinham educação familiar e escolar voltada aos valores morais e éticos.

Como profissional da educação, creio que enquanto não houver um engajamento social verdadeiro envolvendo governantes, comunidade, escola, pais e filhos com um propósito único de restauração à cidadania, embasado nos princípios da ética e da moral... convém que cada um de nós vá fazendo a sua parte, ensinando às crianças o temor à Deus, alertando-as sobre as más companhias, incentivando-as à leitura e reflexão sobre si e os outros, colaborando amorosamente, no sentido de proporcionar abertura de portas positivas de esperança com um novo olhar para o futuro.

PARABÉNS AOS NOBRES COLEGAS!!!

“A consciência é o melhor livro de moral e o que menos se consulta” (Blaise Pascal)

Maricília Lopes Silva
Enviado por Maricília Lopes Silva em 12/10/2010
Reeditado em 07/09/2012
Código do texto: T2551586
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