SEMANA DO JUÍZ NA ESCOLA
Foi instituída pelo Conselho Nacional de Justiça A SEMANA DO JUÍZ NA ESCOLA, visando aproximar Judiciário e Educação na abordagem do tema sobre prática do “bulling” sobre violência física ou psicológica contra pessoas incapazes de se defender.
Faz-se necessário uma reflexão entre Pais e Professores sobre vários assuntos que prejudicam o desenvolvimento normal das crianças e adolescentes: violência doméstica, prostituição infantil, drogas, gravidez precoce, evasão escolar, entre outros. Nunca é demais repensar sobre o assunto estudando-se estratégias para evitar abusos e um prejuízo maior.
Sabe-se que é de responsabilidade coletiva que nossas crianças e adolescentes tenham direitos assegurados e que Já há dez anos temos o Estatuto da Criança e Adolescente que nos impõe normas. Porém, pouco adianta legislação sem um trabalho educativo com adultos para o seu cumprimento com o fim de se evitar tantas violências e maus tratos que na maioria das vezes tem sua origem no próprio lar ou escola.
Dessa forma é de suma importância que a Escola e Família estejam unidas e atentas para assegurar toda vigilância aos cuidados com as crianças e adolescentes, pois se tem certeza que é no âmbito do lar e escolar onde muitas vezes são dados os primeiros passos que levam a marginalização.
É preciso que professores e pais pensem juntos e reflitam que nada adianta ter atitudes ameaçadoras e repressivas, tanto em relação à criança ou a um adulto, depois de algum fato desagradável ter acontecido.
Adianta sim, levar crianças e adolescentes ao conhecimento do que é certo e errado levando-os a distinguirem o caminho do Bem e do Mal. Enfim, dar as condições para que nossas crianças e adolescentes vivam em ambiente saudável onde encontrem possibilidades para o pleno desenvolvimento. Adianta sim, toda e qualquer atitude de vigilância e proteção para evitar abusos, maus tratos e violências a quem tem por direito ser amparada e protegida.
Vamos descruzar os braços e fazer cada um, sua parte!
A semana já começou agora dia 04 de setembro!
Autora: Yedamsm/Professora e Assistente Social aposentada/Membro da Academia Parnaibana de Letras, do Piauí