TCC, Monografia, Dissertação, Tese.. para quê isso serve?

Acredita-se que as instituições de ensino superior, além de disseminadoras de conhecimento, sejam também o fértil celeiro de novas idéias, resultantes de pesquisas bem conduzidas por seus egressos. No Brasil, milhões de textos científicos, pesquisas acadêmicas, trabalhos de conclusão de cursos, monografias, dissertações de mestrado e teses de doutorado são produzidos anualmente. Para onde vão esses trabalhos? Quem os lê, além dos professores das disciplinas e raros coordenadores de curso? Em geral, depois de receberem aprovação, vão para as empoeiradas prateleiras de bibliotecas das instituições, cujo acesso é limitado apenas aos frequentadores domésticos.

As instituições que oferecem cursos de pós-graduação "strictu sensu" recomendam inserção dos trabalhos no site da Capes (banco de teses), mas nem todos os pesquisadores o fazem. Resta, assim, uma indagação: afinal, de que adiantam tantas pesquisas, incontáveis horas de esforço penoso empreeendido por estudantes de graduação e pós-graduação se o produto final de seus achados não serão lidos por aqueles que têm o poder e dever de usar o conhecimento científico, para promoção do bem-estar sócio-econômico e ambiental almejados por todos? Os governantes e seus assessores recebem os documentos produzidos pela Academia? E mesmo que recebessem, os lêem? Depois de lerem, dão respostas ou tudo continua como dantes? Será que os estudantes universitários sacrificam suas preciosas horas de lazer em estudos exaustivos, preparando trabalhos acadêmicos, apenas para receberem uma nota no fim do período? Será que as universidades se prestam apenas ao papel de estimuladores do conhecimento e produção científica para aprovar alunos, graduá-los e pós-graduá-los?

O saber científico deve alcançar seus fins. Ele deve servir para provocar mudança de atitude por parte dos gestores de organizações responsáveis pela garantia da saúde, do trabalho, da preservação do meio ambiente e paz social. Os trabalhos científicos produzidos pelos universitários devem alcançar os governantes e induzi-los a implementar políticas públicas que beneficiem a todos. Os professores devem encorajar os seus alunos a divulgarem suas produções acadêmicas, postando-as em sites na Internet, jornais de grande circulação, revistas especializadas e mesmo endereçando-as aos congressitas, chefes do executivo em todos os níveis, presidentes de grupos econômicos, diretores, executivos envolvidos nos problemas estudados. Devem também pedir veemente aos tomadores de decisão que tomem providências adequadas e valorizem o exaustivo trabalho de pesquisa e conclusões bem embasadas, respaldadas pelo conhecimento puro, que as ações sempre devem estar acima das disputas políticas e interesses individuais. Assim, todas as horas gastas em leituras, viagens, pesquisas de campo, resumos e apresentação de trabalhos, terão um valor muito maior do que uma simples NOTA de aprovação dada pelo professor da disciplina.

Sugestões onde os trabalhos científicos podem ser postados:

http://www.webartigos.com/authors/register

http://servicos.capes.gov.br/

www.artigonal.com.br

http://revista.unibrasil.com.br/index.php/retdu

http://artigocientifico.uol.com.br/

www.senado.gov.br

www.camara.gov.br

http://www.observatoriodaimprensa.com.br/