Matemática
Em algum determinado momento de nossas vidas, nos deparamos com algum processo matemático. Calculando sobre o consumo de energia, taxas bancárias, medindo o nosso crescimento, ou até mesmo contando calorias... Coisas simples, que talvez, sejam vistas com muita repulsa, se apresentadas por um método ineficiente.
A matemática está presente nas nossas vidas sob vários aspectos. Sejam eles culturais, ambientais, éticos ou de outra vertente; mesmo que não muito nitidamente.
Através dela, surgem cidadãos capazes de desempenhar um forte papel social, porque ela é de fundamental importância em todas as áreas, em níveis diferentes, mas são. Sejam elas exatas ou não.
Quando pensamos em matemática, quase sempre, nos vem à cabeça um quadro rabiscado com milhares de cálculos sem nenhuma aplicabilidade, uma imagem meramente robótica onde o modo como ela é ensinada, nos causa insatisfação; Quando isso acontece, tendemos a nos sentir incapazes de produzir um conhecimento matemático e isso implica vários fatores. Passamos a sentir insegurança, a olharmos todo o ambiente escolar com outros olhos e por conseqüência, isso interfere na nossa formação. Por isso, a matemática está fortemente ligada na formação de uma sociedade melhor.
Graças a ela, a cidadania é exercida, pois é preciso de um bom nível matemático para a interpretação de dados estatísticos e índices de fundamental importância para o entendimento das deficiências de um determinado grupo. Por exemplo: Em uma pesquisa detalhada em um grupo escolar, identificamos que uma parcela considerável tem dificuldade com uma determinada matéria. Para o entendimento desses dados, é preciso que se saiba interpretar matematicamente. E é aí que entra a matemática com toda a sua aplicabilidade, embora ela quase sempre seja apresentada “puramente”.
Há dois sentimentos distintos em relação à matemática. Sabemos que ela é importante, mas ao mesmo tempo estamos insatisfeitos. Isso não é somente culpa da matéria e sim da forma como somos apresentados à mesma. A matemática pura e a matemática aplicada são basicamente complementares, embora, a sua aplicabilidade seja ignorada, então é preciso que se chegue num meio termo para a obtenção do sucesso.
Matemática pura é aquela que todos nós conhecemos. Ela nos é transmitida pelo método tradicional, sem que haja uma visão maior de onde iremos chegar com tamanha infinidade de cálculos. É geralmente assim, mas se olharmos por outros ângulos, para que possamos compreender a matemática pura, e dessa forma transmitirmos nosso conhecimento, precisamos de várias tentativas e métodos até que cheguemos a considerá-la dentro de um contexto mais amplo. Porém, mesmo com toda essa “contextualização” que os professores passam, para uma melhor compreensão, eles tendem a expressa-la não do modo como entenderam, e sim apenas representando-a no quadro sem o compartilhamento do processo para que se chegasse a tal resultado.
Aprender a aprender, está fortemente ligado nesse processo. Pois é preciso que se enxergue sob uma perspectiva mais geral, já que a matemática é muito ampla, desenvolve a capacidade de raciocínio e se avaliada por outros ângulos, a compreensão será mais fácil. É daí que surgem as soluções para a ruptura dessa dificuldade que é o ensino da matemática. Se olharmos mais além, a matemática exerce um papel de muita magnitude na formação de um caráter. Por exemplo: Quando os alunos são estimulados a entender que são capazes de estabelecer um conhecimento matemático, eles se sentem mais confiantes neles mesmos, e isso, combinado ao estimulo participativo, faz com que interajam melhor e dessa forma haverá troca de conhecimentos, quebrando o individualismo. Quando há uma troca, deve haver respeito pela opinião do outro. Dessa forma, o ensino se torna mais dividido, sem que um seja mais beneficiado que o outro, havendo uma igualdade.
Para que isso ocorra, deve haver por parte dos professores, uma iniciação para que a matemática seja mais bem compreendida, através de projetos interdisciplinares. Isso não significa dizer que a matemática pura seja desnecessária, mas para que a compreensão seja totalmente bem sucedida, ela deve ser ensinada também pelo método aplicável.