O ensino do analfabetismo

Hoje resolvi escrever todas as letras possíveis.Contar uma pequena história usando todos caracteres disponíveis.As letras são fáceis, pois temos um numero limitado em nosso alfabeto, basta junta-las de uma forma coesa e construir palavras.Temos verbos, verbetes, adjetivos e substantivos.Palavras que não conhecemos, regras que desconhecemos e escrevemos, "as vezez", erroneamente. Mas não fazemos por omissão, mas por falta de informação.Nada que uma boa leitura não possa resolver.Entretanto, se faz necessários nas escolas hoje, primeiramente, ensinar a escrever, algo inconcebível de acreditar é o analfabetismo de nossos jovens estudantes. Passam pelo Ensino Fundamental I e II como se fosse a pré-escola.Alguns professores trabalham apenas pelo salário no final de cada mês.Cada aluno é responsável por ele mesmo sem saber o que é responsabilidade.

Parece que o caos tomou conta de algumas escolas públicas, alunos agridem professores, professores desistem de sua vocação, enfim, existe a desordem em várias camadas da sociedade.Mas que podemos fazer para mudar tudo? revolução, guerra, ou uma mudança nas leis e na consciência do povo? tudo é possível de ser analisado, tudo é possível de ser questionado. Mas .nada de decisões, nada de mudanças.A tendência é termos uma geração inteira de analfabetos

achando que a leitura e o saber não são importantes.Eu fico imaginando como será uma poema escrito por alguém assim, ou mesmo um livro, será que iremos compreender? "Penso, logo existo", frase de um famoso filósofo, e parafraseando digo, Escrevo, logo também existo e tenho sentimentos.Mas quem irá ler meus escritos no futuro? teremos público para isso? Hoje devemos não só escrever, mas ensinar também. Assim, poderemos ter a certeza que no amanhã teremos leitores ávidos por uma boa história, que serão reescritas e reecontadas por alguém que saberá ler e escrever.

Assim foi meu primeiro ensaio criativo (mesmo sem criar nada) apenas mostrando uma certa preocupação com nossa juventude que nao conseguem compreender que os maiores prejudicados são eles mesmos.Ainda assim, acham que sabem de tudo e conhecem o mundo sem sair do lugar.

Jhoanys
Enviado por Jhoanys em 03/09/2010
Reeditado em 05/09/2010
Código do texto: T2476788
Classificação de conteúdo: seguro