A Nova Seleção Natural
Sabe-se que desde os principios o homem sempre precisou se expressar, adquar-se as necessidades do seu meio. A comunicação seja ela oral ou até mesmo em forma de pinturas e sinas necessita do indivíduo um certo grau de instrução indispensável para suprir suas carências. Nos dias de hoje não é diferente, a educação e o conhecimento são extremamente necessários para que o cidadão tenha um crescimento pessoal, profissional e moral, seja qual for as suas,escolhas.
No mundo extremamente capitalista que vivemos a economia e a sociedade tornaram-se altamente seletiva, a disputa e a concorrência elevarão o nível e de forma indireta obrigou a sociedade a se moldar a ele, fazendo assim que a criatividade, a capacidade de raciocínio e um bom currículo tornasem essencial para um bom emprego. A pessoa que se encontra fora de processo acaba também sendo dele excluido. Seja pelos processos econômicos acima citados, tecnológicos nos quais estão cada vez mais inseridos em nosso cotidiano ou pela hipócrita sociedade que tende sempre a seguir falsos moralistas e arcaicos conceitos.
Porém essa falta de conhecimento ocasiona ao povo alienação, essas pessoas tendem a ser manipuladas facilmente. A falta de atitude e senso crítico leva o surgimento do pensamento de rebanho, no qual nada mais é que a apresentação de uma idéia pronta a qual todos tendem a acreditar e se basear nela, sem ao menos refletir sobre se realmente é o que pensam. Sendo assim, a partir do momento que uma pessoa torna-se consciente e esclarecida, ela tende a ter capacidade de liderença e destaque sendo assim ela se encaminha para um futuro mais promissor.
Portanto a educação e o conhecimento fazem-se com requisito para todos: brancos, negros, probre ou ricos, ela é o prenuncio de uma vida melhor, pois da forma que existe a teoria de Darwin a qual, ele afirma que, próprio meio é responsável por escolher naturalmente os seres mais adaptados, esta pode ser facilmente aplicada a nossa sociedade atual que age como o meio selecionador dos mais adaptados e capacitados que nela poderão “sobreviver”, sendo assim para o bem ou para o mal a educação, o conhecimento e a sabedoria são essenciais.