André e a estimulação escolar
As aulas ministradas ao André Luís têm como objetivo principal trazer ao âmbito escolar a maior quantidade de estímulos sensoriais (tanto psicológicos, quanto físicos), para que ele possa encontrar, através deles, uma maneira mais fácil e eficiente de se adaptar frente às dificuldades e aos desafios encontrados hoje em seu dia a dia.
Quanto fora da sala de aula, para que todo espaço físico da escola seja aproveitado e explorado ao máximo, André tem demonstrado esperteza com as atividades desenvolvidas. As principais atividades lúdicas são a pintura, modelagem com massinhas, os brinquedos fornecidos pela escola. O intuito é sempre trabalhar o lado sensorial e social que o André tem dificuldades ao longo de sua vida que aqui em casa, como na escola, tem maravilhoso aprendizado. Há através das atividades estimuladoras uma interrelação entre as escolas que o André freqüenta e até mesmo consigo mesmo. Lá ele é feliz e estimulado. Como por exemplo, aulas com músicas são realizadas com o intuito de estimulação escolar na vida autística do André.
Os jardins e espaços livres também são utilizados para que André tenha contato direto com o meio ambiente, e para que possa ampliar seu conhecimento com as inúmeras formas e texturas existentes. Realizamos também atividades com água, em diversas temperaturas (morna, natural e gelada), onde o André pode colocar as mãos e perceber diferentes temperaturas. Isto é feito aqui em casa.
André Luís, durante as aulas, tem demonstrado ser muito esperto, mas a agitação é algo constante. Tem maior interesse pelas atividades que envolvam sons, desenhos e pinturas com tinta.
Seu desenvolvimento é considerado bom, tendo respostas rápidas para cada atividade aplicada em sala, embora não sabe cores. Tem uma facilidade impressionante para aprender canções.
Assim, temos como objetivo principal, fazer com que seu desempenho durante as atividades seja aprimorado todo o tempo em que estiver com ele, que a integração seja estimulada e organizada, o resultado motor seja eficiente ao longo do processo de tratamento.