Do subúrbio para uma competição na França
Educação
São Paulo:
Dez alunos de uma escola pública do subúrbio de São Paulo representaram o Brasil em competição de vôlei na França.
Por Rita Shimada Coelho*
De São Paulo-SP
Para Via Fanzine
Alunos da escola Euclides de Cunha e a professora Dita, que os acompanhou na França.
De um lado, uma mãe em prantos e o coração dividido. Do outro, um filho emocionado, que puxa a camiseta desbotada tentando, em vão, secar as lágrimas que parecem saltar dos olhos. A mãe está insegura quanto a permitir a partida do filho que deseja voar.
Não, este não é mais um caso de uma mãe desesperada em uma delegacia, nem de um adolescente que ingressa precocemente no crime. Embora este fato esteja ocorrendo num bairro já considerado um dos mais perigosos do mundo, é um acontecimento único de superação, perseverança e muita esperança.
No domingo, 04/07/2010, as 12h30, dez alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Euclides da Cunha, localizada no bairro de Capão Redondo (zona sul de São Paulo), voaram rumo à França para tentar mais uma vitória no campeonato de vôlei entre escolas em Paris.
Depois de vencerem o campeonato regional que os tornaram campeões da zona sul, competiram no estádio do Pacaembu com outros vencedores, inclusive, de escolas particulares, e conseguiram uma vitória inédita para uma escola pública arrebatando também o título de campeões da cidade.
[Continua...]
* Rita Shimada Coelho é articulista e correspondente de Via Fanzine em São Paulo.
Para ler o restante da matéria e ver fotos acesse:
http://www.viafanzine.jor.br/site_vf/pag/educacao.htm