Uma Luz ao Mundo do Conhecimento
Uma Luz ao Mundo do Conhecimento
O texto apresenta uma preocupação ao mundo do conhecimento das aprendizagens com uma "luz' que permeia para as novas formas de tornar eficaz e prazeroso o processo de alfabetização na Educação Infantil.
A postura, a segurança e o comprometimento do professor serão as bases promissoras que as praticas pedagógicas preencheram espaços num ambiente alfabetizador.
É fundamental que o professor considere toda a "luz" da riqueza cultural infantil, que o aluno da primeira infancia traz consigo para a escola.
A proposta aqui apresentada no texto são os aspectos lúdicos na aula que abre 'portas' para as transformações de mundo do conhecimento, e busca novas formas eficaz e prazerosa ao mundo do aluno alfabetizado.
São objetivos primordiais ao mundo do conhecimento do aluno de alfabetização estimular as capacidades de cada criança, e favorecer a sua formação e o seu desenvolvimento, equilibrando todas as suas potencialidades, e assim, contribuindo para estabilidade e segurança afetiva da criança.
Com uma "luz" ao desenvolvimento da sociabilidade da criança, o desenvolvimento da sua capacidade de expressão e comunicação, assim como a imaginação criativa e a estimulação da atividade lúdica estarão presente em todo o processo do conhecimento.
A educação infantil é uma etapa necessária para a criança, porque é uma experiencia de socialização com outras crianças e, também é nesse período que ela adquire a "luz" ao mundo do conhecimento infantil; ferramenta que ajudara muito em todo o seu processo de ensino/aprendizagem, posteriormente.
O brincar para a criança em idade pré-escolar é essencial para a sua formação de identidade, de inteligencia e de personalidade da criança, alem de ser fundamental para a apropriação efetiva na fase de alfabetização.
A criança, enquanto brinca se apropria dos instrumentos da cultura humana, pois aprende os seus usos e explora utilizando o "faz de conta", para alem do uso materializado no mundo do conhecimento infantil.
É, nas brincadeiras na educação infantil que a criança adquire aquela "luzinha" no fundo do poço de seu conhecimento, e constrói o desenvolvimento das máximas capacidades infantis, e no futuro desenvolve suas funções psíquicas superiores, caso haja uma educação adequada e uma pratica intencional que se constitua, enquanto atividade para a criança.
A educação infantil, desde a mais tenra idade, se torna um elemento essencial para o desenvolvimento da consciencia e da personalidade organizada e dirigida pelo adulto (professor). Portanto, o professor da educação infantil precisa pensar o brincar como uma "luz" ao conhecimento no mundo infantil da alfabetização, como uma atividade que promova o desenvolvimento da criança, não apenas como uma mera atividade de recreação. Para tanto, é importante ficar atento e escutar a criança em todas as suas linguagens e não apenas na linguagem oral.
Fazendo-se necessário, que o professor tenha uma ação intencional com suas atividades pedagógicas, e que o brincar faça parte de sua rotina.
Essa "luz" que buscamos, como fenomeno natural que pode ser reproduzida na sala de aula, por meio de uma simples simulação referencial do ensino/aprendizagem tem o propósito de tornar mais fácil para o aprendiz da primeira infancia compreender o fenomeno e as propriedades educacionais envolvidas.
No processo de alfabetização é importante garantir, alem da aprendizagem no seu sentido estrito, uma aprendizagem que possibilite um aprofundamento da experiencia da criança em seu sentido mais amplo, que envolve não somente o intelecto, mas também os sentidos e as emoções.
Acreditamos que o ensino pode tornar-se mais efetivo na medida em que haja uma tomada de consciencia, por parte dos idealizadores dos modelos pedagógicos. Além disso, se a apresentação da simulação possibilitar que a tomada de consciencia se estenda ao aluno, a efetividade da alfabetização será ainda maior.
Mergulhando na corporeidade e ludicidade à "luz" do conhecimento na educação infantil, o texto permeia analisar a pratica de intervenção do professor, a valorização da ludicidade e da corporeidade da criança no processo de ensino/aprendizagem no âmbito da alfabetização infantil.
A criança aprende aquilo que vive e a melhor forma de educar é lhe propiciar um ambiente saudável com a educação escolar, discutindo à "luz" da teoria do conhecimento, tendo como objetivo do brincar como uma linguagem própria da criança, e, portanto, essencial para seu desenvolvimento.
Atualmente, os profissionais da educação reconhecem o brincar como uma atividade que favorece a aprendizagem e o desenvolvimento da criança. Embora, a pratica educativa demonstra que não tem sido explorada a dimensão criativa do brincar, que é a sua essencia.
A "luz" no mundo o conhecimento infantil esta presente no brincar, associado à educação da criança que deve permitir espaços concretos de criação, de busca pelo saber, enfim, pensar na aula como uma obra de arte em que os artistas: professores e alunos, frente ao conhecimento consigam transformar em algo novo e oferecer isto à apreciação de um outro mundo do conhecimento. Assim, iluminando e apoiando todo o elenco do grande palco da vida ao mundo do conhecimento pelo aluno da alfabetização infantil. Portanto, o brincar pode abrir um espaço para que a criança possa falar em nome próprio e de si mesma, a partir da "luz", ou de uma soma de pequenas situações cotidianas, que mudam as direções de nossas vidas.
Concluindo o texto, deixo aqui uma reflexão a ser feita pelos profissionais da alfabetização infantil: "o que precisamos é "LUZ" para iniciar o processo de aprendizagem e mergulhar no meio, em busca do conhecimento, da compreensão, da habilidade e da sabedoria como pilares de grande importancia para à Educação Infantil."