A escrita e a leitura no Hipertexto
Autora: Maria de Fátima Alves de Carvalho
Essa nova era ( era virtual) que estamos vivenciando nos processos de escrita e leitura, já nos colocou em grande desequilíbrio perante nossas construções anteriores, via material impresso, porém,a maioria dos educadores se nega a perceber, que esse advento veio para ficar, ou seja, não haverá mais volta, agora é a escola quem precisa encontrar caminhos e instrumentos para adentrar nesse novo mundo, e com muito esforço, se apropriar das novas ferramentas que por certo, dominarão o universo da escrita e da leitura daqui em diante.
Frente a esse mundo virtual que já conectou-se de forma planetária, penso que não querer adentrar nele, é ficar congelado no passado, ou até mesmo deixar morrer nosso dinamismo e compromisso de educador. Pois enquanto sujeito pensante e desejante, temos capacidades e podemos construir competências e habilidades para interagirmos e nos apropriarmos de qualquer objeto do conhecimento. E essa geração, com a qual estamos trabalhando, nos demanda uma urgente apropriação das linguagens do seu tempo. Nesse contexto, nós educadores, não podemos ter medo, temos que nele mergulhar, porque nossos alunos, seja, crianças ou jovens, estão dominando com facilidade as demandas desse novo mundo, que para os mesmos não é novo, porque já nasceram ou nascerão nesse contexto.
Esse mundo, só se apresenta novo, para nós educadores, que nascemos e crescemos aprendendo por uma cultura diferente, na qual não havia a linguagem virtual, e por isso mesmo, temos medos e dúvidas sobre sua eficiência, bem como, não acreditamos na nossa capacidade de dominá-la, ou seja, não acreditamos que podemos fazer uso dela de forma natural, como fizemos com lápis e papel no decorrer de nossa vida. Ao meu ver a chegada do Hipertexto, não vai substituir de imediato o uso dos livros impressos,porém, é óbvio que ele mudará nessa geração, as formas de apropriação dos processos de escrita, leitura e construção dos diversos saberes que cada sujeito detém de forma singular, frente a sua cultura.
Friso aqui, palavras do texto estudado:
“O Hipertexto é um texto múltiplo , que funde e sobrepõe inúmeros textos. Textos simultaneamente acessíveis ao simples toque do mouse.O Hipertexto permite uma conexão mais próxima entre a forma do pensamento humano e sua representação
escrita.”
Mediante a riqueza que o Hipertexto vai nos possibilitando durante o seu uso, creio que ele nos permitirá ir construindo uma aprendizagem bem mais prazerosa, de acordo com as necessidades e curiosidades de cada um perante o objeto de conhecimento.
Maria de Fátima Alves de Carvalho
Natal/25.07/2010
Autora: Maria de Fátima Alves de Carvalho
Essa nova era ( era virtual) que estamos vivenciando nos processos de escrita e leitura, já nos colocou em grande desequilíbrio perante nossas construções anteriores, via material impresso, porém,a maioria dos educadores se nega a perceber, que esse advento veio para ficar, ou seja, não haverá mais volta, agora é a escola quem precisa encontrar caminhos e instrumentos para adentrar nesse novo mundo, e com muito esforço, se apropriar das novas ferramentas que por certo, dominarão o universo da escrita e da leitura daqui em diante.
Frente a esse mundo virtual que já conectou-se de forma planetária, penso que não querer adentrar nele, é ficar congelado no passado, ou até mesmo deixar morrer nosso dinamismo e compromisso de educador. Pois enquanto sujeito pensante e desejante, temos capacidades e podemos construir competências e habilidades para interagirmos e nos apropriarmos de qualquer objeto do conhecimento. E essa geração, com a qual estamos trabalhando, nos demanda uma urgente apropriação das linguagens do seu tempo. Nesse contexto, nós educadores, não podemos ter medo, temos que nele mergulhar, porque nossos alunos, seja, crianças ou jovens, estão dominando com facilidade as demandas desse novo mundo, que para os mesmos não é novo, porque já nasceram ou nascerão nesse contexto.
Esse mundo, só se apresenta novo, para nós educadores, que nascemos e crescemos aprendendo por uma cultura diferente, na qual não havia a linguagem virtual, e por isso mesmo, temos medos e dúvidas sobre sua eficiência, bem como, não acreditamos na nossa capacidade de dominá-la, ou seja, não acreditamos que podemos fazer uso dela de forma natural, como fizemos com lápis e papel no decorrer de nossa vida. Ao meu ver a chegada do Hipertexto, não vai substituir de imediato o uso dos livros impressos,porém, é óbvio que ele mudará nessa geração, as formas de apropriação dos processos de escrita, leitura e construção dos diversos saberes que cada sujeito detém de forma singular, frente a sua cultura.
Friso aqui, palavras do texto estudado:
“O Hipertexto é um texto múltiplo , que funde e sobrepõe inúmeros textos. Textos simultaneamente acessíveis ao simples toque do mouse.O Hipertexto permite uma conexão mais próxima entre a forma do pensamento humano e sua representação
escrita.”
Mediante a riqueza que o Hipertexto vai nos possibilitando durante o seu uso, creio que ele nos permitirá ir construindo uma aprendizagem bem mais prazerosa, de acordo com as necessidades e curiosidades de cada um perante o objeto de conhecimento.
Maria de Fátima Alves de Carvalho
Natal/25.07/2010