Os Brinquedos sob a Ótica Infantil
Os brinquedos podem se tornar o responsável por construir o mundo das crianças. Mundo este, que despensado de apresentações, visto que passamos por esta etapa, e que tivemos êxito em toda sua decorrência - pois estamos aqui hoje.
Hoje, já não é possível pensar na possibilidade de eles não existirem, mesmo que todos imaginem (simulem) que seria possível viver sem os brinquedos.
As mães mais reservadas reconhecem que os brinquedos são necessários para seus filhos, mesmo não facilitando seu acesso em idade adequada ao seu desenvolvimento, proporcionam seu acesso, talves, pelo fato de eles constituem uma norma social que não se pode evitar “para ser como os outros”.
Desta forma, o brinquedo é mais do que uma necessidade para as crianças. Toma ampla função no desenvolvimento infantil, e no processo de socialização desta.
Assim, os brinquedos são reconhecidos por muitos especialistas como essencial na vida dos seres humanos, tendo a justificativa de dois pólos: primeiro pelo fato de ser um obejto que está apregoado com carecterísticas educativas por si só, constituindo autonomia na crianças através de seu manuseio adequado, e segundo pelo fato de ser alvo de distração e divertimento pelas crianças.
Os valores do prazer prevalecem por larga margem sobre os valores da educação, mas, nem por isso, podemos deixar que as crianças brinquem sem saber qual é a essência da atividade que estão realizando.