Copa e festa junina com os fogos de artifício
Por Dra. Valéria Reani

Este ano o período de festas juninas vem acompanhado pela Copa do Mundo. Juntas, as festas devem impulsionar as vendas de fogos de artifício. Por isso, o IPEM - Instituto de Pesos e Medidas faz algumas recomendações para que a população se divirta com segurança.  
 
Recomendamos para que na hora de comprar fogos de artifício, os consumidores devem verificar as informações sobre o fabricante, instruções de uso e quantidade fornecida na embalagem.

Em caso de suspeita de irregularidade os consumidores podem fazer a denúncia na Ouvidoria do IPEM  pelo telefone 0800 013 05 22.

 
As comemorações neste mês de Copa e festas juninas merecem atenção especial, já que os acidentes com fogos de artifício costumam aumentar nesta época do ano.
 
O período de festas juninas é um dos mais comemorados no país. Para esta época típica de pipoca, quentão e quadrilhas e agora também com a Copa do Mundo, Valéria Reani Advocacia Empresarial faz algumas recomendações.
 
O espetáculo dos fogos de artifício colorindo os céus pode até fascinar as pessoas, mas sem a devida cautela o que era para ser motivo de festa pode terminar em acidentes graves e até mesmo em morte. Por isso, todo cuidado é pouco.
 
É comum acontecerem acidentes com fogos de artifício como queimaduras, perda de dedos e, nos mais graves, até da mão. Dessa forma, o uso deve ser feito com muita atenção e cuidado.

 
Recuse produtos vendidos em locais não autorizados como, por exemplo, portas de garagem, ambulantes e armazéns, que estejam próximos a materiais como álcool, gasolina, botijões de gás ou madeira e papel.

Lembre-se também que:

Ø É proibido fumar nos locais de venda, para evitar riscos de explosão;
Ø Não transporte os fogos de artifício nos bolsos porque eles também podem explodir;
Ø Fique atento ainda com as crianças. Não deixe que elas brinquem com fogos nem manuseiem caixas de fósforos, isqueiros, álcool ou sprays.
Ø Certifique-se sobre a procedência e qualidade do produto.
 
Mas nem tudo é sinal de perigo. Seguindo as instruções do fabricante e comprando os fogos em lojas devidamente autorizadas, a festa pode ser comemorada com segurança
 
Confira algumas dicas de Segurança com Fogos no site  www.valeriareani.com.br

Valéria Reani
Enviado por Valéria Reani em 14/06/2010
Reeditado em 14/06/2010
Código do texto: T2320345
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.