Eu e a internet


Lendo recentemente a revista Época de 31 de maio de 2010, parei para fazer uma reflexão sobre meu relacionamento com a internet..
Essa edição traz um especial sobre redes sociais. E faz uma pergunta que resolvi tentar responder para mim mesma..Partindo disso comecei minha análise pessoal.
Exatamente uns quatro anos atrás internet não fazia parte indispensável do meu mundo.
Era usada com certeza, mas eu preferia meus papeis e ocupava somente em caso de absoluta necessidade. Até o momento que resolvi optar por uma forma virtual e presencial de ensino. Mesmo assim a internet era usada por mim somente por necessidade. Porque no meu mundo próprio, a leitura sempre foi algo mágico .Manusear livros, um imenso prazer.Transmitir conhecimento,algo que fazia parte de mim.Tenho livros emprestados que nem me lembro onde estão.Encontro pessoas que a tempo não via que me falam de livros meus que estão com eles.Se leram eu não sei.Mais que dividi,isso tenho certeza.
Nunca compreendi porque as pessoas não sentiam prazer em ler.Com a maturidade entendi.Ler é como uma característica própria que só alguns adquirem.Viajar em um texto é privilégio de poucos.Escrever é um dom especial.
Um livro é uma viagem especial que cabe dentro da bolsa.Você pode abrir e fechar,sem perigo de perder nada.E se perder,basta reler.Um aviso pessoal meu,nunca mexa em um livro que estou lendo,pode não gostar da minha reação.
De repente comprei um lan housé.Quem tinha um computador passou a ter muitos.E uma obrigação, conectados a internet.
Como aprendi em administração, tinha que conhecer o serviço que vendia. Sou esforçada, aprendi. Sobre Orkut,Faceboock,Twitter....etc.
Internet é algo maravilhoso. Mas no meio dessa ¨maravilha¨ toda resolvi preservar meus valores.
Amizades sempre tive,tenho gente do tempo de criança que encontrei graças a internet.Amigos novos com certeza fiz,alguns que valorizo demais.Outros nem tanto.Com toda psicologia e sociologia que estudei deu para perceber que as pessoas não mudam.Mesmo no mundo virtual seus valores persistem e se mostram.
Quanto ao fato de alguns encararem esse mundo virtual como vício.Isso é relativo,vai da personalidade de cada um.Como tem pessoas que vêem TV o tempo inteiro,existem aquelas que se perdem na internet também.Quanto a mim,não troco um bom livro por internet.Nunca falo algo que sei que é inviável.Não abuso do anonimato da internet para prejudicar ninguém.Sou senhora da minha vontade,do meu tempo.Quando quero navego dia e noite;quando não estou afim.Simplesmente desligo.
.

Su Aquino