Construção da paz na sala de aula
Concebe-se a cultura para a paz como um conjunto de medidas com o propósito de realizar funções que possam atender os interesses da sociedade- nesse caso específico- a sala de aula. Essa tarefa requer do educador uma postura que transmita aos seus alunos , não apenas, conhecimentos didáticos, mas , principalmente que estabeleça uma relação cognitiva-sócio e emocional. Ou seja, procura-se fazer uma espécie de trabalho investigativo, onde cada aluno e analisado de forma integral. O comportamento na sala de aula não estar dissociado do seu ambiente familiar. Agindo assim, o educador terá um perfil completo: o psicológico, o social , o econômico e o cultural-tanto do aluno, como também dos seus familiares.De posse desses dados, o educador Val compreender melhor cada um desses alunos, e aplicar as medidas cabíveis.
Proporcionar uma educação esclarecedora é o melhor caminho para estabelecer a paz nas escolas e na sociedade.Trabalhando os alunos , de forma que haja uma interação: Professor- aluno. Procurando transmitir conhecimentos que relacione o psico-emocional, fomentando nos alunos um comportamento comprometido com o processo civilizatório. Com isso, podemos enfrentar fenômeno como o BULLYING, que tem causado tantos problemas na sala de aula. E vai-se desenvolvendo a cultura da harmonia, que coloca o ser humano numa posição em que ele possa alcançar as condições necessárias para por em prática sua aptidões, suas habilidades, suas competências, e assim, estaremos construindo uma sociedade mais equilibrada, mais humana e mais justa.