Educação?
A educação brasileira apareceu como instrumento, desejado e consciente ou inconscientemente pelas classes dominantes de forma bem reprodutiva, ou seja, sendo a formação capitalista predominante na história da sociedade brasileira, a educação se adequou ás suas exigências.
A educação é um processo ideológico, e apesar de poder se constituir num processo de dominação, é verdade que pode também representar um processo de resistência, contribuindo para uma prática social que seja integradora.
Quando ouvimos a frase "O trabalho dignifica o ser humano", sabe-se que essa afirmação não é falsa, porém soa ideológica quando considerada fora do contexto histórico concreto em que os indivíduos trabalham, mascarando situações de exploração.
A ideologia quando oculta uma situação concreta de exploração está descrevendo uma realidade abstrata. por exemplo, existe uma propensão para a alienação do indivíduo, implantada por esse tipo de ideologia, ao se confeccionarem livros didáticos que demonstrem que todos estão num mesmo patamar, em relação ao trabalho, ou a etinia.
Houve tempo em que se estudava a abolição da escravatura pela ótica dos brancos abolicionistas, esquecendo-se de registrar a importância dos quilombos, e os bandeirantes eram considerados heróis.
Como educar para a cidadania? Só quando nós, professores, não tivermos mais que nos submeter ao desregramento imposto por políticas alienantes, onde dentro de um projeto inspirado nos fazimentos de Paulo Freire, homens e mulheres, descomprometidos com esse ideal, assumam cargos de supervisores, coordenadores, e outros "ores" sem nem mesmo ter tido contato com o universo pré-concebido antes. E são essas pessoas, alienadas e alienantes, que conseguem banir, em carácter escuso; professores com pós-graduação e mestrado, privando desta forma os alunos de terem em sala um mestre capacitado e com discurso ideológico, despertador...
É necessário que essas traças que vivem dentro do sistema educacional possam ser categoricamente, elas, sim, banidas, a fim de que o jovem brasileiro, possa realmente se educar, em instituições públicas, de forma plena e sem esse tipo de adestramento.
Que os alunos possam junto aos seus professores fazerem parte real do mecanismo educacional, de forma direta, e não receberem guela á baixo, qualquer lixo, e mentira que advenha de todos os "caciques" para os poucos índios...desse nosso triste sistema paternalista e coronelista, em que os Coordenadores regionais de educação (que tem apenas o ensino fundamental ou médio) , estão nestes cargos, porque o deputado Y ou Z, lá os colocou para angariar seus votos, e os professores, dizem, vamos nos calar, não tem jeito mesmo não.
Que educação é essa? que professores são acusados de atos que não fizeram, porque esses indivíduos engendram a portas fechadas toda a sorte de calúnias, para encenarem em tribunais, e similares...
tudo para "dar fim" a profissionais altamente capazes de fazer
educação acontecer, de forma, que isso incomoda demais, principalmente os parasitas indicados.
Quantos já foram afastados de cargos públicos, e voltaram depois de liminares e outras formas jurídicas, mas estes profissionais sofreram anos afastados de salas de aula, dentro da Rede Pública, e as ratazanas não satisfeitas ameaçam...o aluno, o professor, para continuarem engordando e falando "Os livro" na pele de supervisores, articuladores, diretores, coordenadores....menos de professores.