Paradoxo Educacional Brasileiro
Dizer que o Brasil é um país de contrastes, pode ser um "xingamento".
Antes do senhor excelentíssimo presidente F.H. o ensino fundamental costumava reprovar os alunos que não conseguissem notas satisfatórias. O ensino fundamental público é péssimo, por outro lado as universidades públicas são um primor, poucos conseguem uma vaga, devido ao rigoroso vestibular. A antonímia está justamente na má preparação dos alunos de escolas públicas, para as universidades públicas e até particulares.
Resumindo: universidade pública, que deveria ser para os menos afortunados, tem na maioria de seus alunos "filhinhos de papai" que podem melhor preparar seus pupilos em escolas privadas. Não estou atacando àqueles que podem financiar uma educação melhor paras seus filhos. De modo algum, concordo inteiramente com eles, se há algo que podemos deixar como herança, para os nossos, é a cultura pautada na boa educação.
Só não entendo porque o Estado abandonou por completo os três pilares de sustentação de nossa sociedade (educação, saúde e segurança). Um povo sem cultura não possui armas para se defender. É com o conhecimento que nos libertamos de governos déspotas de políticos corruptos.
Quiçá esta seja a grande "arma oculta" da "massa elitista" dominante?