O "FAZER ACONTECER"

O “fazer acontecer”

Muitas vezes ouvimos falar dos infindos problemas da educação como algo irreversível. Outras vezes, vemos receitas mágicas ministradas por doutos catedráticos que, na maioria das vezes, estão bem longe das salas de aula; onde realmente os problemas proliferam-se e as soluções acontecem...

As oficinas pedagógicas realizadas no Educandário Oliveira Brito, mostram-nos que se pode focar esse contraste ideológico sobre outros prismas. Sob o olhar que vê as vastas possibilidades que essa diversidade cultural e humana representadas por funcionários, alunos, professores e direção como um ser uno, são capazes de realizarem.

Fugindo do lugar comum dos debates sobre educação que, nos últimos tempos só tem servido para alimentar o ego (e a conta bancaria) de muitos pseudos-intelectuais, vimos que, o “fazer acontecer”, quando imbuído de força de vontade , criatividade e união, reserva-nos gratas e produtivas surpresas. Observamos quando o alunado é chamado a contribuir na construção de seu conhecimento, ele tanto aprende melhor, como nos ensina a força que os mesmos têm, quando não são só meros espectadores no processo ensino-apredizagem.

A interação professor-aluno, acaba com a terrível lacuna entre o que se pensa ensinar e o que se deduz aprender. Prova disso foi à explosão de criatividade observada nos vários stands, sob a orientação dos professores das receptivas áreas de abrangência curricular e a insubstituível cooperação dos alunos na construção dos mesmos. O que só fortalece os laços que unem educando e educador.

Partindo desse pressuposto, notar-se-á que quando o alunado é chamado a construir o conhecimento acadêmico e de interpretação de mundo, em conjunto com todos os que fazem parte do processo educacional, o “fazer acontecer” germina e floresce naturalmente, proporcionando-nos venturosos frutos.

O “fazer na educação”, não pode ficar compartimentado em salas fechadas onde uma minoria pensa, projeta e joga para os demais as tarefas a serem executadas. Tão pouco trabalhar-se sem um mínimo de articulação entre todos os envolvidos em prol de um projeto comum que leve em conta os recursos didáticos, humanos, geográficos e sociais da realidade onde o estabelecimento de ensino está inserido. Conhecer sua própria realidade é de fundamental importância para que se possa fazer uma análise profunda e reflexiva dos reais problemas a serem sanados e, qual a melhor maneira de serem enfrentados para que um diagnóstico minucioso e realista possa ser colocado em pratica.

O “fazer acontecer” só toma corpo e cria vida quando todos os elementos envolvidos recebem suas cotas de responsabilidade e créditos pelo trabalho realizado. Por isso, minhas congratulações a esse brioso estabelecimento de ensino pelas oficinas pedagógicas.

Meus parabéns a todos que, direta e indiretamente contribuíram para o sucesso desse projeto. Com a realização das oficinas pedagógicas vocês fizeram... Vocês aconteceram... Vocês “fizeram acontecer”!!!

Felicitações Educandário Oliveira Brito!!! Que esse seja só o primeiro dos muitos projetos que hão de vir. Que não façamos o mesmo que na mostra: “Brasil quinhentos anos”. Que foi um estrondoso sucesso de critica e de público, mas, por razões que fogem a lógica não teve segmento.

“A educação que “faz acontecer” é aquela em que os personagens com ela comprometidos não esperam por coisas que virão e sim fazem o máximo possível com o mínimo material que se tem em mãos”.

LEILSON LEÃO

Leilson Leão
Enviado por Leilson Leão em 13/05/2010
Reeditado em 13/05/2010
Código do texto: T2254361
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