A FÉ QUE CEGA E O ESTUDO DAS RELIGIÕES
A FÉ QUE CEGA E O ESTUDO DAS RELIGIÕES
William Pereira da silva
Nos jornais da cidade de Mossoró, no Estado Rio grande do Norte, foi publicado matéria jornalística sobre um fenômeno que aconteceu numa praça. Uma senhora reza o terço embaixo de uma árvore cotidianamente, aparece nos galhos desta arvore uma substância branca parecida com gelo que cai até o chão, daí a comunidade em geral relaciona o fenômeno como um milagre de Deus, isso porque a senhora reza seu terço nesta árvore. Teve cidadão que viu até um pedaço desta substância em forma de terço. Foi um alvoroço geral, todo mundo queria ver o "milagre". Veio o padre que pediu calma, depois um especialista da Universidade Federal do Semi-árido – URFESA, analisou o material e desfez toda a agitação esclarecendo a todos que aquela substância era somente secreção de algum animal, possivelmente de camaleão ou animal semelhante.
Outro fato interessante aconteceu no estado do Ceará quando um homem afirmava ter visto uma santa dentro do sol. A romaria foi intensa para o povo subir a serra para ver a tal santa dentro do sol, dizem que veio gente de todo nordeste para presenciar o milagre. Um médico em Fortaleza-CE, assustado com o número de pessoas com problemas na visão foi pesquisar qual era a causa deste fenômeno raro na medicina, e na pesquisa descobriu que era por causa da visitação ao local da suposta santa do sol, daí foi tudo desvendado. Um maluco que já tinha várias passagens por hospitais psiquiátricos foi quem fez a afirmação e saiu divulgando pra todo mundo, jurando ser verdade que a santa estava dentro do sol e com os crentes olhando para o sol muitos ficaram até cego. Nestes dois fatos podemos sentir a ignorância em que a fé e a religião colocam as pessoas em situações ridículas, e isso não é de hoje, há milhares de anos sempre acontece esse fatos absurdos em todo o mundo.
Em determinada escola duas "professoras" discutiam qual a religião que deveriam ensinar nas escolas, se a católica ou a protestante. Discutiam fervorosamente cada uma defendendo a sua religião chegando à situação de demonstrar rivalidade uma com a outra de maneira bem acentuada transparecendo certo ódio entre elas. Calmamente pedi a palavra e dei minha opinião que a disciplina religião nas escolas deveria ter um espaço de mais destaque com mais aulas e ter uma importância maior na formação das pessoas. A meu ver, o estudo da Religião tem de demonstrar, estudar, pesquisar sobre todas as religiões e crenças existentes de forma bem mais profunda.
A oferta da disciplina Ensino religioso na rede pública estadual foi baseada no art. 33 da lei 9745/97: "O ensino religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão (...), assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo". O conhecimento da lei ajuda a dirimir os receios de proselitismo religioso. Os fundamentalistas, crentes ou não, que absolutizam a sua verdade e não convivem com a divergência de opiniões, ao contrário, são os maiores opositores à lei. (Brasil - Religião e escola pública Prof. Dr. Marcelo Martins Barreira).
Tem-se que ensinar religião aguçando a criticidade dos alunos levando a questionar absurdos nos ensinamentos de várias religiões. Perguntas questionadoras deveriam ser feitas em sala de aula; - Como um Deus todo poderoso deixou acontecer a primeira guerra mundial onde somente quatro pessoas viviam na terra e uma mata a outra, inclusive provocada por este mesmo Deus que preferiu a oblação de um irmão em detrimento do outro causando a inveja e consequentemente a morte de Abel? Ou então esta outra de Epicuro (Epicuro de Samos foi um filósofo grego do período helenístico): - Se Deus é tão bom e poderoso por que deixa acontecer tanta coisa ruim no mundo? "Se Deus pode acabar com o mal, mas não quer, é monstruoso; se quer, mas não pode, é incapaz; se não pode nem quer, é impotente e cruel; se pode e quer, POR QUE NÃO O FAZ?"
Fatos como este de Mossoró-RN e do Ceará deixarão de existir quando a educação realmente ensinar sobre a verdade das religiões, como elas surgiram, a que interessa e como foi desenvolvida na mente humana nos primórdios da humanidade.