O Cuidar e Educar na Educação Infantil
O Cuidar e Educar na Educação Infantil
A relação existente na Educação Infantil é bastante interessante, pois, estamos lindando não apenas com conhecimentos, mas, vai além!! O Bem-estar e os cuidados para com a criança são levados em consideração, mas é óbvio que não é só cuidado, educamos na medida em que os conhecimentos vão sendo trabalhados interiormente através de habilidades que as crianças aos poucos vão demonstrando. Refiro-me aos poucos anos de experiência que tenho na educação infantil, percebo que a relação das educadoras com as crianças é uma relação de afetividade, onde está explicita a vontade de acrescentar carinho e esperança na vida daquelas crianças. Desde as atividades de rotina até nas festinhas que envolvem a participação de todos da instituição de ensino até a comunidade onde a criança encontra-se inserida, momentos de descontração e harmonia são evidenciados.
Na verdade, a escola é um complemento na vida das crianças, em alguns casos é a principal fonte de atenção, cuidado e carinho que elas têm, pois, falta-lhes o básico nas suas famílias, como a alimentação e higiene, etc. Sendo a escola um refúgio e aconchego, é essencial na cultura da infância, disponibilizar atividades lúdicas que estimulem suas diferentes habilidades, valorizando seus potenciais através de brincadeiras que as façam esquecerem o ambiente triste e desmotivador onde vivem.
Portanto, o cuidar e educar sempre mencionados na educação infantil prevalece nas ações do cotidiano das crianças e dos educadores, mesmo existindo dificuldades básicas de infraestrutura e falta de materiais adequados para a realização das atividades, o que não falta é criança disposta pra brincar, onde devem existir professores dispostos a estimular e direcioná-las para uma boa relação social.