A selva da sala de aula.
Que profissão mais encantadora é a dos professores.
Todos os dias, após dormirem tarde, acordam cedo com o maior bom humor e após um feriado inteiro corrigindo provas, chegam dispostos a montar trabalhos extras para melhorar a nota de seus alunos. Estes alunos atenciosos e educados que valorizam cada minuto que passam com os professores, nunca chegam atrasados e nem pensam em conversar enquanto o professor explica.
A cena de uma sala de aula é mais ou menos assim:
Professor concentrado, explicando a matéria com a destreza que adquiriu durante seus anos de sala de aula.
Os alunos, estão sentados cada qual em sua cadeira, prestando atenção em cada palavra que o professor diz.
... BOM SONHAR, NÃO?... Mas não é exatamente assim que acontece.
A cena da sala de aula, depende de como ela é formada. Cada professor administra a aula de uma forma, do mesmo jeito que os tipos de aluno podem mudar completamente a visão de uma sala de aula.
Observe abaixo os tipos de professores que podem existir em uma escola:
* Professor leão: É aquele que demarca o seu território de aula, não deixando nenhum aluno ou outro professor atrapalhar seu raciocínio durante a aula. Esse professor precisa “ingerir” no mínimo 5 atividades valendo pontos no bimestre.
Ele ao mesmo tempo em que deixa seus alunos com certo receio durante as aulas, quando é preciso ,defende uma turma com unhas e dentes.
* Professor macaco: É aquele que mais se assemelha aos alunos. Ele é quem comanda o “bando” de alunos para que dá aula, guiando-os em busca de nota e do aprendizado.
* Professor coruja: é o professor tímido, discreto a quem todos confiam e pedem conselhos.
* Professor amigo da onça: é o professor que parece legal, mas que não está nem aí para a aula ou mesmo para os alunos presentes nela.
Esse professor marca provas com matérias que não foram bem explicadas, com um nível de dificuldade muito alto.
Já que os professores foram classificados, nada mais justo que mostrar o lado mais populoso da sala de aula... Os alunos.
Existem alguns tipos que merecem ser citados como:
* Aluno elefante: É um peso para os amigos. Ocupa espaço na sala de aula e nunca faz nada (sozinho ou acompanhado).
* Aluno panda: é dócil, tímido, tranqüilo e estudioso. Esse tipo de aluno está em extinção.
* Aluno formiga: É organizado, gostando de estar sempre em um grupo de amigos, onde as atividades são divididas igualmente entre os membros.
* Aluno pavão: É brigão e não gosta da presença de outras pessoas que possa ofuscá-lo. Gosta de aparecer, e seus gritos ou brincadeiras podem ser desagradáveis durante a aula.
A aula pode se tornar agradável de acordo com a capacidade de professores e alunos de se enturmarem, cada um com seu jeito, mas com o respeito que uma sala de aula exige.
Não importa como o professor e o aluno é individualmente, mas sim como agem em conjunto.