A VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS : Responsabilidade de Toda a Comunidade
O tema violência nas escolas é a grande preocupação da sociedade, que também é responsável por essa reação que é o reflexo de todas uma situação social e econômica do macro no micro, ou seja, da sociedade como um todo, na instituição escolar, o micro dessa mesma sociedade.
Soluções devem ser discutidas, começarem a ser feitas por vários setores da comunidade como debates que são feitos na própria área da Educação, mas que devem ser debatidos por outros setores. No caso de Jundiaí, isso iniciado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONDCA), com a presença de representantes do jurídico, como o promotor de Justiça da Infância e de Juventude, da Secretaria Municipal de Educação, além de outros setores políticos e sociais, mostrando a importância do assunto.
A instituição ‘escola’ tem com fim principal, a instrução, utilizando a didática e a pedagogia de forma mais adequada ao aprendizado. Para isso teorias, metodologia e agora a informatização cada vez mais presente nas escolas. Por que os profissionais especializados não estão conseguindo sozinhos melhorar a educação?
A escola não é uma instituição isolada da sociedade, pelo contrário: é um dos aspectos mais significativos dela, onde a família deve ter uma papel importante, não de mera espectadora, mas participativa.No entanto, não é suficiente. O futuro entre de uma sociedade inicia-se na escola, na instituição, na socialização e na preparação da cidadania.Isso é ponto pacífico. Embora outros meios, como a comunicação da imprensa escrita e falada, da tecnologia cada vez mais incorporada à nova vida, a escola, ainda é uma instituição de real importância social e responsável pela sua formação.
A Secretaria da Educação, seja municipal ou estadual, tem a responsabilidade na administração, na organização da instituição pública da ‘escola’, mas sozinha, não consegue fazer o seu papel sem o auxílio de outros setores políticos.
Por ser uma comunidade muito complexa, a escola deveria ter instituições representantes, além da Secretaria de Educação, como a da Secretarias da Saúde, da Segurança e do Serviço Social, dentro do próprio estabelecimento estudantil.
Um setor de enfermaria e pronto-socorro precisa estar instalado na própria escola, pela Secretaria de Saúde, que ,além disso, poderia ser responsável por medidas preventivas, como palestras aos alunos e seus responsáveis , assim como, campanhas de orientação sexual e de doenças transmissíveis e epidemias.
Além disso, constantes controles de prevenção efetiva: com cadastro dos alunos e exames preventivos e periódicos feitos durante o período escolar, por equipes volantes, e não esperar que cada um procure os Postos de Saúde, mas justamente o controle efetivo dos principais problemas sanitários feitos nas unidades escolares.
A segurança dentro da própria escola pode afugentar o tráfico de drogas e o controle de excessos comportamentais e de relacionamento, próprios da energia de crianças e adolescentes, que muitas vezes fogem ao controle dos profissionais da educação. A violência existe por causa do ímpeto juvenil, por causa de excesso de clientela em espaços pequenos, por diversos fatores que poderiam ser contidos, quando existir a presença efetiva da Segurança Pública no espaço escolar de forma permanente , com sala fixa instalada no local, trabalhando em conjunto com a direção da escola, no caso, principalmente em instituições que tenham mais de mil alunos da escola fundamental.
A violência é um aspecto, muitas vezes reflexo do meio social de onde vêm os alunos, e para uma efetiva intervenção e prevenção, a Secretaria do Serviço Social, juntamente com Psicólogos e Assistentes Sociais, atuariam eu na orientação individual e familiar diretamente na comunidade, através de seus membros que freqüentam o período escolar.
Os profissionais especializados e treinados, além do apoio de secretarias específicas, podem orientar pais e responsáveis , além de dar um suporte psicológico em casos especiais. Isso evitaria e prevenir muitos casos dolorosos, antes de chegarem ao índices muitas vezes, irreversíveis de comportamento.
A escola , portanto, é um núcleo de diversas áreas a serem dividas por setores administrativos, desde a própria Educação até a formação da cidadania, e prevenção da sua sociedade, por isso, deve ser auxiliada. A Secretaria de Educação não pode fazer tudo sozinha, porque tem suas limitações e precisa se acercar de setores especializados que, em conjunto podem resolver melhor o objetivo principal: a socialização, a instrução e a cidadania dos futuros representantes de uma comunidade e de uma sociedade.
Afinal, todos somos responsáveis!
Regina Kalman
(publicado no Jornal de Jundiaí, setor Opinião - ‘Ponto de Vista’ em 13/11/2002)