Volta às aulas x tecnologias

Para não nos deixar esquecer, a televisão, os jornais, as revistas, os panfletos invadem nossos últimos dias de férias com propaganda maciça de uniformes, mochilas, livros, cadernos e demais materiais escolares.

Outro ano letivo está começando e a rotina nas escolas recomeça. Com algumas pouquíssimas e raríssimas exceções o que vem acontecendo há anos se repetirá. Giz, quadro, lápis, papel, aulas centralizadas por um professor que disputa a atenção dos estudantes contra celulares e outras tecnologias eletrônicas de comunicação. E, na outra ponta, alunos recebendo as informações, sentados, um atrás do outro.

As crianças e adolescentes estão à frente do tempo da escola. Enquanto a escola insiste para que o aluno melhore a caligrafia, eles digitam teclados velozmente. O silêncio exigido para a aprendizagem rivaliza com a capacidade que desenvolveram, onde conseguem ao mesmo tempo, longe da escola, digitar, ouvir músicas e conversar com outras pessoas.

O professor encontra um espaço educacional radicalmente diferente no meio digital. Para incorporá-lo à sua ação docente é preciso uma transformação estrutural em sua metodologia de ensino, na sua percepção do que é ensinar e aprender e nas formas de utilização das mídias no contexto das novas tecnologias.

A linguagem visual e textual, a estética, a lógica hipertextual das informações e o dinamismo de eventos e imagens integram-se na constituição de atividades de aprendizagem criativas, complexas e, ao mesmo tempo, prazerosas, no entanto, torna-se fundamental o envolvimento do aluno no processo de ensino e aprendizagem.

Nesse sentido, as tecnologias trouxeram muitas possibilidades e desafios para os educadores. No entanto, não basta que o professor tenha apenas acesso às propostas e às concepções educacionais inovadoras é preciso oportunizar a preparação desse profissional.

Portanto, é fundamental um processo de formação continuada para que a educação avance na busca pela qualidade, usando para isso, os benefícios das tecnologias digitais, que estão cada vez mais presentes em nossa sociedade.