ECOPEDAGOGIA
Ecopedagogia é a pedagogia da Ecologia Profunda. O termo apareceu como título do livro Ecopedagogia e Cidadania Planetária de Francisco Gutiérrez e Cruz Prado. Ecologia Profunda é termo empregado pelo doutor em física Fritjof Capra e pode ser compreendido a partir das seguintes categorias: Ecoformação, Ecoética e Ecodesenvolvimento. Estas categorias são trabalhadas pelo Instituto Paulo Freire, como também pelo educador Moacir Gadotti, pelo teólogo Leonardo Boff e pelo teórico francês Gaston Pineau, dentre outros. São categorias que têm como objetivo final ser o sustentáculo para a criação de um conceito que revolucionaria a compreensão de mundo e de realidade: o conceito de Planetaridade. Na Planetaridade, a cooperação, a partilha e o comunitarismo são adotados em escala planetária e o mundo passa a ser visto como uma grande comunidade onde os interesses de todas as nações são comuns entre si; as descobertas são compartilhadas; o problema de um determinado país é o problema de todos os outros países e assim por diante. Preceitos como ambição, competição e crescimento econômico desenfreado são condenáveis diante da busca pela cidadania planetária. Na cidadania Planetária busca-se a identificação cósmica, universal e é criado o glocal. A Internet tem sido uma ótima “ferramenta” para que isso se concretize. Os fóruns mundiais de debate sobre os assuntos acima citados são também exemplos de que não estamos tão distantes dessa nova realidade.