Estágio Pedagógico Voluntário na Disciplina de Novas Tecnologias aplicadas a Educação
ESTÁGIO PEDAGÓGICO VOLUNTÁRIO NA DISCIPLINA DE NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS A EDUCAÇÃO
Marilene Meira de Camargo (PIBIC/CNPq-UNICENTRO), Jamile Santinello (Orientadora), e-mail: jamile@unicentro.br.
Universidade Estadual do Centro-Oeste/Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes/G. Departamento de Pedagogia
Palavras-chave: Educação, Pedagogia, Conhecimento, Novas Tecnologias, Estágio Pedagógico Voluntário.
Resumo:
Este artigo tem como objetivo relatar a experiência de estagiaria no Programa de Estágio Pedagógico Voluntário na disciplina de Novas Tecnologias aplicadas a Educação do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO/PR. Tendo como eixo norteador a pesquisa, o ensino e a extensão, compreendendo as diretrizes de uma universidade, bem como a prática universitária.
Introdução
Na sociedade atual educar e um verdadeiro desafio, e necessário que o professor acompanhe os avanços tecnológicos, se atualizando diariamente e buscando conhecer novas tecnologias para auxiliar na sua atuação, proporcionando assim debates com relação as tecnologias e o seu uso na educação. Sendo assim, o estágio voluntário em Novas Tecnologias aplicadas a Educação, além de proporcionar a compreensão as diretrizes e a prática pedagógica de uma universidade, também nos proporcionará a estudar os ambientes colaborativos de aprendizagem: o papel da escola e do professor nesse processo, e a organização de atividades pedagógicas, oportunizando a assimilação e junção da teoria na prática educativa.
Através de um processo seletivo ingressei como estagiaria, junto a professora acadêmica, onde estou aprendendo a aprender e utilizando da teoria para ter e aperfeiçoar a práxis pedagógica.
Materiais e Métodos
Conforme Resolução nº 001/2007-CEPE/UNICENTRO, anexo II do Regulamento do Programa de Estágio Pedagógico Voluntário da Unicentro no Campus Avançado de Pitanga, no setor de Ciências Humanas, Letras e Artes/G, tendo como orgão responsável o Departamento de Pedagogia, com carga horária semanal de 2h/a e regime de oferta anual, sendo professora Orientadora Jamile Santinello, com inicio em 01/04/2009 e término 06/12/2009.
* Objetivos do estágio:
- Implementar o processo de formação continuada do Graduado em Pedagogia, tendo em vista a prática docente de maneira reflexiva e flexível.
- Oportunizar o desenvolvimento da atividade de ensino das matérias do currículo pleno dos cursos de graduação e seqüenciais de formação específica da Universidade, em especifico da disciplina de Novas Tecnologias aplicadas a Educação;
- Cultivar interesse pelas atividades de estudo ligadas às linhas de pesquisa de Educação e Informática, Tecnologia Educacional, EAD, e áreas afins;
- Oportunizar ao estagiário ampliar seus conhecimentos com relação ao processo de ensino-aprendizagem;
- Auxiliar na formação de docentes para o ensino superior.
Dentro desse processo, compete aos estagiários de acordo com o artigo 6º:
I – participar das atividades didático-pedagógicas no âmbito da disciplina na qual executa o estágio pedagógico voluntário;
II – elaborar e executar, em conjunto com o Professor Orientador, o Plano de Atividades, obedecendo à seriação da disciplina;
III – elaborar o Relatório Final de Atividades e entregar ao Professor Orientador;
IV – desenvolver demais atividades pertinentes;
Relato da Experiência do Estágio Pedagógico Voluntário
Segundo Moran (1997) nos, seres humanos temos a melhor tecnologia, infinitamente superior em complexidade ao melhor computador, porque pensa, sente, intui e pode surpreender, que e a nossa mente.
E é com esse pensamento que entrei no primeiro dia de aula como estagiaria da professora Jamile no laboratório de informática da Unicentro extensão Pitanga – PR, a professora Jamile fez as apresentações devidas e senti uma certa rejeição por parte dos acadêmicos do 1º ano de Pedagogia, rejeição essa que procuramos desfazer com o decorrer das atividades
As aulas correram normalmente com a professora investigando o que os acadêmicos conheciam sobre informática. Alguns destes acadêmicos estavam em frente a um computador pela primeira vez, e a docente fez a explanação sobre os recursos existentes e quais seriam utilizados.
Procurei auxiliar os acadêmicos que tinham maiores dificuldades com o computador nas atividades de pesquisa que a professora propusera. Com o decorrer das aulas esses acadêmicos se familiarizaram com o computador e a professora propôs que eles escrevessem um artigo com temas dirigidos sobre a utilização da tecnologia na educação, tendo por objetivo fazer com que os acadêmicos leiam, interpretem, e compreendam que a pesquisa e essencial para o futuro professor, e que por meio da pesquisa se promoverá o conhecimento.
Esse estágio está proporcionando-me compreender na prática o comprometimento que o professor de ensino superior necessita para unir a teoria com a prática pedagógica, bem como formar cidadãos críticos e atuantes e conscientizar os alunos de que é primordial ser um ótimo profissional de educação, e não buscar somente o diploma de ensino superior.
Resultados e Discussão
As novas tecnologias possibilitam enormes vantagens ao professor, seja ele de educação infantil, ensino fundamental, ensino médio ou superior, pois com a tecnologia que podemos proporcionar um ensino pedagogicamente com maior qualidade, ela facilita a aprendizagem levando tanto o aluno quanto o professor a questionarem, ampliando assim o conhecimento. Por meio de pesquisas e que se desenvolve a curiosidade integrando uma maneira nova de ensinar.
Conforme Tardiff, apud Grigoli (2000), a compreensão da prática docente, não é somente identificar saberes e competências, mas como elas se articulam, constituindo o saber, saber fazer, e saber ser. Esse e o objetivo como estagiaria voluntária, entender, compreender e aplicar as teorias do curso de Pedagogia construindo o conhecimento com práticas de pesquisa, e utilizá-las como prática pedagógica na função de educador, na formação de crianças, jovens e adultos, na gestão e na organização dos espaços escolares.
Conclusões
A junção da prática docente com as práticas de pesquisa proporcionara a construção de uma nova pedagogia, onde os educadores terão que estar em constante processo de aperfeiçoamento e usar dos meios tecnológicos para enfrentar os desafios e socializar os saberes.
As novas tecnologias podem e ajudam muito o professor nessa tarefa, basta que ele saiba utilizá-la a seu favor, e compreendam que a sua prática está ligada ao desenvolvimento de seus alunos.
Agradecimentos:
Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO.
Acadêmicos do 1º ano de Pedagogia do ano de 2009
Referências
GRIGOLI, Josefa A. G., TEIXEIRA, Leny R. M., LIMA, Claudia Maria de et al. A Formação do professor investigador na escola e as possibilidades da pesquisa colaborativa: um retrato sem retoques. Ver. Lusófona de Educação, 2007, nº10, p.81-95. ISSN 1645-7250. Disponível em http://www.scielo.oces.mctes.pt/pdf/rle/n10a07.pdf, acesso em 05 de agosto de 2009.
MORAN, J.M. Relatos de Experiências: Como utilizar a internet na educação. Disponível em HTTP://www.eca.usp.br/prof/moran/internet/html. Acesso em 20 de julho de 2009.