Pós-Graudação em Gestão Escolar - Modalidade a Distância
POS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR – MODALIDADE Á DISTANCIA.
Relato de Experiência
Marilene Meira de Camargo (Especialização Gestão Escolar - UNICENTRO), Jamile Santinello (Orientadora - Depto de Pedagogia/UNICENTRO) jamile@unicentro.br
Palavras-chave: Gestão Escolar. Tecnologia. Ambiente Virtual.
No Brasil estão sendo desenvolvidos modelos alternativos para formação de professores, atualmente existem várias modalidades de cursos como: licenciaturas, pós-graduação à distância e pela Universidade Aberta do Brasil (UAB).
Após o término da graduação em Pedagogia: Docência e Gestão Escolar, matriculei-me no curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar na modalidade a distância, no pólo de Palmital. Essa especialização e semipresencial, ou seja, usamos via internet uma plataforma de software livre chamada MOODLE (Modular Object – Oriented Dynamic), e ao término de cada módulo fazemos uma prova presencial no pólo.
O curso de Especialização em Gestão Escolar é um curso pioneiro que a Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) em convênio com o Ministério da Educação e Cultura (MEC) e Secretaria Estadual da Educação (SEED) vinculado a Universidade Aberta do Brasil (UAB), com coordenação própria na sede da UNICENTRO, tem por objetivo principal contribuir para reflexão crítica a respeito do trabalho do gestor da educação e das políticas educacionais vigentes. Tem uma carga horária de 370h/a, divididos em módulos com treze disciplinas.
Esse tipo de ambiente virtual de aprendizagem incorpora uma série de serviços e ferramentas que só tendem a melhorar com o passar do tempo, onde a interação dos indivíduos através de uma rede de relacionamentos e usada por toda a comunidade, gerando uma aprendizagem colaborativa.
O Moodle é um ambiente de aprendizagem á distância que foi desenvolvido por Martin Dougiamas em 1999. E um software gratuito e livre e pode ser baixado, modificado e usado por qualquer pessoa, devido a sua flexibilidade e utilizado também por muitas instituições, onde os usuários se envolvem em atividades desde discussões, correções de erros e desenvolvimento de ferramentas novas, dispõe de um conjunto de ferramentas como: fóruns, diários, chats, questionários, wikis, e publicações de quaisquer outros materiais onde o professor pode utilizá-los de acordo com seus objetivos pedagógicos e que viabilizem a interação on-line entre professores, tutores, alunos, cursistas O ambiente virtual do Moodle e um recurso de aprendizagem colaborativa, com uma interface simples, a pagina é dividida em três colunas que são personalizadas pelo professor, inserindo elementos como calendário, usuários on-line, atividades, tarefas, notas, fóruns,eventos, chats, entre outros.
E através desse ambiente que fazemos a pós-graduação em Gestão Escolar. No inicio alguns dos colegas do curso, tiveram muitas dificuldades, muitas dúvidas, no ambiente, mas que foram sanadas com o tempo.
Estamos no sexto módulo, Tecnologia, Informação e Comunicação (TIC) que nos tirou várias dúvidas, e onde também estamos usando várias ferramentas que ate então não tínhamos usado como: wiki,e o diário.
Essa modalidade de ensino nos dá maior responsabilidade, pois além dos fóruns onde discutimos com os outros cursistas sobre o tema que esta em pauta, temos que pesquisar, analisar e escrever e se fazer entender.
A qualidade da educação é um dos pontos mais discutidos, em se tratando de EAD, mas como em todo modo de educação, há sempre os riscos de se ter ou não uma maneira mais efetiva e atuante na prática pedagógica. Verifica-se, então, que isso depende da condução do ensino por parte dos professores, sendo estes responsáveis pela aplicação e direcionamento apropriado dos trabalhos tanto em sala de aula virtual quanto na presencial (SANTINELLO, 2007, p.5)
Participamos de web conferencia, onde assistimos em tempo real um palestrante e no final da palestra interagimos com ele através de perguntas que digitamos e que ele nos responde, e também, antes das provas presencias assistimos a um vídeo onde o professor explica os conteúdos dados na disciplina, e com isso sanamos algumas dúvidas,
Somos a primeira turma a participar de uma pós-graduação nessa modalidade pela UNICENTRO, estamos engatinhando, mas com certeza será mais um empreendimento com a qualidade de uma Universidade Estadual como a Unicentro.
Os caminhos para o conhecimento são múltiplos, mas, seguem uma trilha básica semelhante: partem do concreto, do sensível, do analógico na direção do conceitual, do abstrato. Quanto mais se superpõem os caminhos para o conhecimento mais facilmente se consegue atingir a todas as pessoas e relacionar melhor todas as possibilidades de compreensão. (MORAN, 1994)
Com essa referencia do prof. Moran entendemos que qualquer modalidade de educação nos leva ao caminho do conhecimento, depende pura e simplesmente do comprometimento do educador, e quanto mais caminhos o educador procurar conhecer melhor será a sua competência para ensinar e aprender, o que exige disciplina e espírito de pesquisa, e é um referencial na busca de ofertar um ensino de qualidade. E o gestor bem como a equipe pedagógica tem que estar sempre pronto a enfrentar problemas sociais da realidade escolar em que estão inseridas, com flexibilidade e adaptação as novas situações que são únicas de cada realidade, usando de reflexões e discernimento, compreendendo assim o problema e buscando soluções com atitudes democráticas e cidadãs.
E é isso que as novas tecnologias possibilitam aos professores, seja ele de educação infantil, ensino fundamental, ensino médio ou superior, pois e com a tecnologia que podemos proporcionar um ensino pedagogicamente com mais qualidade, facilitando assim a aprendizagem e levando tanto o aluno quanto o professor a questionarem, ampliando o conhecimento por meio de pesquisa e desenvolvendo a curiosidade, integrando uma nova maneira de ensinar e aprender.
Referências Bibliográficas
MORAN. José Manuel, Interferências dos Meios de Comunicação no nosso Conhecimento, Revista Intercon, S.P., vol XVII, n2, julho/dezembro de 1994. Disponível em http://www.eca.usp.br/prof/moran/interf.htm, acesso em 10 de setembro de 2009
SANTINELLO, Jamile, Pesquisa Básica e Aplicação Tecnológica, Edição da UNICENTRO, 2009, Coleção Gestão Escolar e Contemporaneidade, Guarapuava PR.