Os dez mais do aço

Indispensável na construção civil, o aço é um metal cuja composição é feita basicamente de ferro e carbono. Sua utilização é extremamente versátil e essencial em diversos setores, isso porque o material é usado em obras rodoviárias e ferroviárias, carros, eletrodomésticos, produção de máquinas e equipamentos, construção de prédios, trilhos de trem, etc. Desse modo, conheça os 10 maiores produtores de aço do mundo.

Cerca de mil vezes mais resistente do que o ferro, o aço é tão importante e difundido na sociedade moderna que no Brasil é comemorado anualmente o Dia Nacional do Aço em 9 de abril. Em 2021, o mundo produziu 1.951,9 milhões de toneladas métricas de aço, ficando a cargo de alguns países as maiores produções em números.

10 maiores produtores de aço do mundo: ranking dos paises

Embora a utilização do aço seja mais significativa na infraestrutura, o metal pode ser transformado em vários outros materiais, inclusive utensílios domésticos e enlatados. Além disso, o material é reciclável e, portanto, sustentável.

Nesse contexto, saiba quais são os 10 maiores produtores de aço do mundo, cuja economia é bastante influenciada por essa prática.

1. China

1.032,8 milhões de toneladas métricas

A China é o país que mais produz aço no mundo. Só em 2021, foram produzidas mais de 1.032 milhões de toneladas métricas, representando 53% do aço mundial; ou seja, a China fabrica mais aço do que todos os outros países juntos.

Por conta da modernização das indústrias manufatureiras locais e o avanço da economia, o país ocupa o primeiro lugar do ranking dos 10 maiores produtores de aço do mundo. No entanto, na medida em que produz o metal, também o consome em larga escala. A maior parte do aço produzido é consumido no próprio país, sendo apenas menos do que 10% exportado – ainda assim, a China é o maior exportador de aço da Terra.

2. Índia

118,2 milhões de toneladas métricas

aco 1

Depósito em Maharashtra, Índia. Imagem: niteenrk/Shutterstock

Outro gigante da indústria siderúrgica é a Índia. O país tem um forte mercado já estabelecido há anos. Isso porque foi o primeiro país a descobrir o aço com alto teor de carbono. Ultrapassando o Japão, a Índia produziu 118,2 milhões de toneladas métricas de aço em 2021.

Além disso, a produção doméstica aumentou 75% desde 2018, provando que o “Make In India” administrado pelo governo está dando resultados. Em contrapartida, a exportação de aço pelo país ainda está muito abaixo da produção.

3. Japão

96,3 milhões de toneladas métricas

Conhecido por produzir aço de alta qualidade e ter as indústrias mais avançadas, o Japão ocupa o terceiro lugar entre os maiores produtores de aço do mundo. Embora tendo sido ultrapassado pela Índia recentemente, o país conta com tecnologias de última geração para melhorar ainda mais a qualidade e reduzir as emissões, produzindo os melhores aços sem prejudicar o meio ambiente.

Embora seja o terceiro país no mundo a produzir aço, o Japão é o segundo maior exportador do mundo – em 2021 foram exportadas aproximadamente 30 milhões de toneladas de aço.

4. Estados Unidos

85,8 milhões de toneladas métricas

Combinando usinas siderúrgicas integradas e usinas especializadas, os Estados Unidos também produzem aço de qualidade e impressionantes 90 milhões de toneladas métricas. Com a pandemia pela Covid-19, o país sofreu uma escassez significativa na produção, mas logo conseguiu se recuperar.

5. Rússia

75,6 milhões de toneladas métricas

Ocupando o quinto lugar entre os maiores produtores de aço do mundo e o terceiro lugar nas exportações globais, a Rússia fabricou mais de 70 milhões de toneladas métricas apenas em 2021.

O país conta com uma infraestrutura de aço consolidada e robusta na qual o mercado é avaliado em mais de US$ 60 bilhões.

6. Coreia Do Sul

70,4 milhões de toneladas métricas

Economicamente importante, o aço na Coreia do Sul é uma commodity que representa quase 5% do PIB da indústria manufatureira. Na última década, o país manteve uma produção de quase 70 milhões de toneladas métricas por ano. Além de produtor, o país é um significativo exportador de aço.

7. Turquia

40,4 milhões de toneladas métricas

Com uma produção de mais de 40 milhões de toneladas de aço em 2021, a Turquia possui um sistema de substituição de importações implementado em 1980 que contribuiu para o aumento nas exportações do país.

Desse modo, o aço representa aproximadamente 10% do valor total das exportações da indústria, o que equivale a 18,53 milhões de toneladas métricas de aço, fazendo com que a Turquia ocupe o sexto lugar entre os 10 maiores produtores de aço do mundo.

8. Alemanha

40,1 milhões de toneladas métricas

A produção de aço é um importante pilar na economia alemã. O país, maior da União Europeia, produziu 40 milhões de toneladas de aço somente em 2021.

A Alemanha possui grandes clientes, sobretudo nos setores automotivos e de construção. Ademais, o país é também o quinto exportador de aço mundial.

9. Brasil

36,2 milhões de toneladas métricas

aco 2

Usiminas, maior siderúrgica do Brasil e maior complexo siderúrgico da América Latina. Imagem: T photography/Shutterstock

O Brasil ocupa o nono lugar entre os 10 maiores produtores de aço do mundo. Desde 2010, o Brasil produziu mais de 30 milhões de toneladas de aço anualmente e, em 2021, a produção local de 36,2 milhões de toneladas foi a maior em um único ano. O feito mostra que o setor tem um grande potencial de crescimento.

Mas não é só isso, o Brasil também é um exportador importante de aço, com 11 milhões de toneladas exportadas para mais de 100 países em 2021.

10. Irã

28,5 milhões de toneladas métricas

Produzindo mais de 28 milhões de toneladas métricas de aço em 2021, o Irã é um país que conseguiu desenvolver sua infraestrutura siderúrgica e hoje ocupa a última posição entre os maiores produtores de aço do mundo.

Embora exista uma inconstância na produção, o país exporta para mais de 100 países e conseguiu se estabilizar perto do final do ano [2022].

google
Enviado por Paulo Miranda em 02/10/2024
Código do texto: T8164560
Classificação de conteúdo: seguro