É ESSENCIAL A FERROVIA DO OESTE BRASILEIRO!
Vemos como um alento o anúncio de investimentos na ferrovia de Mato Grosso do Sul e interior de São Paulo, a histórica ferrovia pensada a um século para ligar o Atlântico ao Pacífico e viabilizar a indústria, o comércio, o transporte de cargas e passageiros que visava ser o elo da Transcontinental sul-americana mais importante por seu traçado estratégico e estruturante para o Futuro do Centro Oeste brasileiro, nesse pensamento alvissareiro nasceu a Estrada de Ferro Noroeste do Brasil para cargas e passageiros...
Infelizmente, Alguns políticos sem visão e até Alguns mal intencionados trabalharam para inviabilizar e destruir essa Ferrovia nos anos 80 e 90, Inclusive perseguindo e punindo os ferroviários que se organizaram para defender este extraordinário Projeto ferroviário e Ferrovia do Oeste brasileiro, pontos como Corumbá, Ladário, Miranda, Aquidauana, Três Lagoas, Campo Grande, Ribas do Rio Pardo, Baurú-SP e interior paulista sofreram grande impacto com a destrutiva privatização que destruiu quase totalmente a estrutura ferroviária e provocou direta e indiretamente mais de 100 mil desempregos, posto que Muitas empresas dependiam da Noroeste do Brasil/RFFSA para funcionar . Hotéis, fábricas, táxis, restaurantes, fornecedores de peças, material rodante, trilhos, dormentes e até mesmo alimentos e bebidas...Os efeitos colaterais nas rodovias, Pontes etc... provocou e provoca Mortes, destruição, agressões ambientais e brutal prejuízo ao povo e aos cofres públicos...
Nós fazemos parte de um grupo de ex integrante da Ferrovia, ferroviários e pessoas que se envolveram na luta de Resistência em Defesa da ferrovia nacional e Regional e continuamos apelando ao Estado brasileiro e autoridades que invistam na ferrovia para Cargas e Passageiros, utilizando e melhorando o traçado da ferrovia Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, Mato Grosso do Sul, Corumbá, Ribas do Rio Pardo-MS, Campo Grande, Três Lagoas, Baurú SP e Ponta Porã e Maracaju não podem prosperar e exportar ou trazer cargas de outras regiões em condições ideais e a custos viáveis sem uma boa ferrovia.
As entradas de rodagem ficarão inviáveis sem ferrovia, Pois a produção de grãos, a mineração, o gado, os frigoríficos ficarão inviabilizados sem um sistema multimodal inteligente e viável.
Nem só de romantismo , beleza, poesia e saudades se compõem os Projetos dignos de ferrovia, é uma realidade a necessidade desta Ferrovia, como outras nesse nosso país continental.
Sem infraestrutura e ferrovias o desenvolvimento é inviabilizado.