ALERTA: Golpe do "Pix errado" está em alta; veja como se proteger 📲
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) emitiu um alerta sobre o aumento de golpes envolvendo o Pix. Segundo a entidade, uma prática comum entre criminosos é o golpe do "Pix errado", que explora o Mecanismo Especial de Devolução (MED) — uma ferramenta do Banco Central projetada para facilitar a devolução de valores em casos de fraude.
Nesse golpe, o criminoso faz um Pix para a vítima, geralmente usando um número de celular, e logo em seguida entra em contato alegando ter enviado o valor por engano. Ele então pede que a vítima devolva o dinheiro, mas para uma conta diferente da original. Quando a vítima realiza o Pix de volta, cai no golpe.
Em seguida, o golpista utiliza o MED, alegando ter sido enganado, para reaver o valor. Como o Pix de devolução foi feito para uma terceira conta, os bancos envolvidos suspeitam de fraude e podem retirar o dinheiro da conta da vítima.
Se o golpe for bem-sucedido, o criminoso recebe o dinheiro devolvido voluntariamente e ainda pode recuperar o valor pelo MED, deixando a vítima no prejuízo.
Dados alarmantes
Em 2023, foram feitos 2,56 milhões de pedidos de devolução por suspeita de fraude via Pix, mas apenas 32% foram atendidos. Este ano, até junho, mais de 2 milhões de pedidos foram registrados, dos quais 1,36 milhão (cerca de 70%) foram negados, segundo o Banco Central. O valor efetivamente devolvido por suspeitas de fraude no primeiro semestre não chegou a 10% do total solicitado.
📲 Como evitar cair nesse golpe?
A Febraban orienta que, ao receber um pedido de devolução de Pix, o cliente deve sempre devolver o valor para a conta original. O processo correto é feito diretamente pelo aplicativo bancário, utilizando a opção de devolução automática para a conta de origem. Jamais realize um estorno para uma conta diferente.
“Se houver qualquer dúvida, entre em contato diretamente com o seu banco”, alerta José Gomes, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban.
📲 Como devolver um Pix de forma segura?
1. Acesse a área Pix do seu banco.
2. Vá em "Extratos" e selecione "Devolver".
3. O dinheiro será devolvido diretamente para a conta que enviou o Pix.
4. Sempre faça a devolução pelo aplicativo do banco. Nunca utilize uma chave Pix diferente.
Além disso, a Febraban recomenda cuidado com a exposição de dados pessoais nas redes sociais, e-mails de promoções falsas e mensagens suspeitas em aplicativos de conversas.
📲 Saiba mais:
Site FEBRABAN:
https://portal.febraban.org.br/noticia/4165/pt-br
Site Banco Central:
https://www.bcb.gov.br/meubc/faqs/p/vitima-fez-um-pix-e-caiu-em-um-golpe