PORQUÊ DESTRUÍRAM A NOB/RFFSA???
Recentemente visitei algumas estações da destruída NOB , o Excepcional "Y" ferroviário que integrava Bauru SP , Corumbá MS, Ponta Porã MS e Campo Grande além de locais estratégicos para a economia regional, nacional e ainda Bolívia, Paraguai e países que seriam integrados maior Infraestrutura de transportes do Brasil com países do Pacto Andino e da América do Sul.
O projeto inicial foi brilhantemente pensado pelo Estado brasileiro em século XIX e reconhecido pela Bolívia e outros países latinos e andinos, testemunho vivo disso é o Museu do porto de Corumbá, onde foi a sede da Comissão Mista Brasil Bolívia.
Antes mesmo de atingir a conclusão do Projeto inicial da NOB , a ferrovia experimentou avanços excepcionais e chegou a ter mais de 9.000 funcionários ferroviários e a gerar no auge mais de 45.000 postos de trabalho indiretos e propiciou o desenvolvimento de Campo Grande e quase uma centena de cidades do Oeste brasileiro e estado de São Paulo.
A histeria do rodoviarismo nos anos 50 e 60 e idiotices políticas nos anos 70, 80 e 90 levou a destruição via sucateamento e depois privatização da NOB/RFFSA. Os efeitos colaterais desta ação, pregada como solução para os transporte e para a economia virou uma tragédia ferroviária, de infraestrutura, econômica, ambiental e social com imenso desemprego e destruição de uma das principais base de infraestrutura ferroviária e quase já aniquila a possibilidade MULTIMODAL nesta região, os danos são bilionários...Basta observar o estrago e os nefastos efeitos colaterais e danos irreparáveis causados.
Óbvio que As multinacionais dos pneus, petróleo e máquinas rodoviárias ganharam trilhões com isso e os serviçais da política e outros oportunistas ganharam milhões e saíram ricos dessa aventura, como aconteceu com os aventureiros de diamantes na África.
Basta observarmos Hoje a situação das pontes, oficinas, estações etc...poucas viraram uma espécie de museu etc...Mas a maioria virou escombro e locais que lembram filmes de terror.
Hoje vejo um grupo de cidadãos tentando organizar Movimentos de Revitalização da Ferrovia e até mesmo reconstrução e recuperação de pontes e outras estruturas necessárias e até VITAIS para funcionar aqui uma ferrovia 🚆 eficiente de fato, Já estive na batalha de frente desta luta nos anos 80 e 90 e estou absolutamente solidário a esta Luta corajosa, trago é óbvio, muitas cicatrizes na mente, coração e no corpo destas Lutas na Ferrovia e outras,mas ao menos nos meus textos e poesias tento contribuir com idéias e relatos da verdadeira história das Lutas pelas Ferrovias do Brasil, pois a Noroeste do Brasil foi e: é um Projeto pensado pelo Estado brasileiro visando o desenvolvimento de nossa infraestrutura e bem estar de nosso povo e país...
As razões políticas que pensaram a destruição da NOB/RFFSA são coisas pequenas, oportunistas e de muita Maldade e ganância.
Que o Brasil tenha sucesso na recuperação de sua infraestrutura e caminhe rumo ao sucesso e a felicidade...