ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE...

 

A relação entre os homens e os meios de produção determina o lugar que os homens ocupam na produção e os métodos pelos quais se distribuem os produtos do trabalho. Por exemplo, no Capitalismo a burguesia, que possui os meios de produção, tem à sua disposição tudo quanto é produzido pelos trabalhadores, enquanto a maioria destes vive na miséria. No Socialismo, onde os meios de produção pertencem ao povo (são propriedade da sociedade), os bens de consumo se distribuem de acordo com o trabalho dispendido pelos homens e se garante a todos os trabalhadores uma ininterrupta elevação do padrão material e cultural de vida. Isso é o que se entende por relações de produção (ou econômicas) entre as pessoas.

A história humana registra cinco tipos básicos de relações de produção: os da sociedade primitiva, da escravidão, do feudalismo, do capitalismo e do socialismo, que é a primeira fase do comunismo. A característica latente de cada um deles é uma forma definida de propriedade dos instrumentos e meios de produção. Assim, a base de relações de produção na escravidão, no feudalismo e no capitalismo é a propriedade privada dos meios de produção. Essa propriedade causou e continua a causar uma divisão da sociedade em classes hostis: os exploradores e os explorados. Portanto, a violenta luta de classes. 

 

Fundamentos de Economia Política

P. Nikitin

 

Sagüi
Enviado por Sagüi em 19/01/2024
Código do texto: T7979998
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.