SOBRE A MENTIRA DO PIB (PRODUTO INTERNO BRUTO)
SOBRE O PIB (PRODUTO INTERNO BRUTO)
Muito se falta sobre o dito PIB, que na verdade serve para algumas coisas de distribuição de recursos, federais, estaduais, e até municipais, nos termos da Lei, e logicamente não podemos dizer que se algum recurso de arrecadação tributária for distribuído para o Município, as pessoas que lá vive de alguma forma poderá se beneficiar.
Gosto de citar Paulínia que tem a maior refinaria de petróleo do Pais, e que os tributos desta indústria, faz com que a Prefeitura seja rica em arrecadação, podendo por exemplo dar gratuidade ao transporte publico no Município a todos.
O mesmo acontece com cidades que de uma ou de outra forma tem alto PIB, por fator como Catas Altas, maior PIB do Brasil, em razão de uma mineradora de Ferro que tem alto facturamento, e da se dizer que a renda per capita de cada munícipe é de quase um milhão de reais.
O PIB é uma grande mentira da estatística, dizendo que nesta cidade de 5.500 habitantes, todos tem riqueza de quase um milhão, quando na verdade o resultado da mineração, nem usa o banco da cidade, nem a cidade vê, ou sente, ou utiliza desta riqueza, apenas sente o resultado da extração e levante dos minérios que deixam o município
Nos mesmos termos se diz da “doença Holandesa da Economia”, sobre países, onde um pais com alta renda de exportação parece um pais rico, contudo como o povo não tem atividade de manufatura, de participação do faturamento, o povo em si continua pobre pela falta de participação nos resultados da renda.
Em termos econômicos, doença holandesa (do inglês Dutch disease) faz referência à relação entre o avanço da exportação de recursos naturais e o declínio do setor manufatureiro. Segundo ela, a existência de recursos naturais abundantes em um país tenderia a atrapalhar, de certa forma, o seu desenvolvimento econômico.
Assim também entendemos que é o PIB PER CAPTA, para os munícipes de algumas cidades com alto facturamento em razão de uma fonte de renda como no caso da Catas Altas, Mineração de Ferro, onde com certeza todo o facturamento é depositado nas contas da mineradora em bancos de outras cidades e estes recursos financeiros pouco influência a vida dos munícipes da cidade de Catas Altas. 20.12.23