Você e o Mercado Financeiro
O que estão a chamar de “mercado financeiro”? Quem são os donos do mercado financeiro? Por que se fala tanto em proteção do mercado financeiro?
A resposta mais sensata e humana que eu conheço se resume em uma única conclusão, qual seja, - 99,5% de toda riqueza do mundo 🌍 pertence a menos de 0,5% da população - 7,8 bilhões de pessoas.
Então o “mercado” cuida em reservar 99,5% da “condição miserável” para o “povão” - os trabalhadores, - e preservar, cuidar e vigiar os 0,5% de todas as riquezas para essa minoria privilegiada da população.
Você é acionista de grandes empresas? A sua renda pra sobrevivência própria e da sua família dependem dos lucros e resultados das empresas?
Não? Então, amigo, você integra a faixa da grande pobreza - 99,5%. Você é pobre!
Quando você ouvir a grande mídia se lamuriando que o dólar subiu, a bolsa caiu, entenda que essa minoria (0,5%) está se estrebuchando pra não perder centavos da sua grande riqueza. Representam a voz dos Senhores da Senzala.
O mercado financeiro é a estrutura através da qual os agentes econômicos realizam negociações. Esses agentes são os investidores e os tomadores, que podem ser pessoas físicas ou jurídicas. E o que as duas partes têm em comum é o fato de que ambas precisam de dinheiro para atender suas necessidades.
O problema é que uma parte dessa estrutura detém 99,5% de todas as riquezas disponíveis. São a parte forte. Determinam as regras do jogo.
E a parte mais fraca 0,5% da maior parte da população do mundo, fica à mercê dos mais fortes.
Guarda similaridade com toda história da escravidão, relatada em Casa Grande e Senzala, entre outras obras.
Tem muito a ver com o que se chamou “Eugenia”* (bom em sua origem, bem nascido…), a seleção dos seres humanos com base em suas características hereditárias com objetivo de melhorar as gerações futuras.
(*) O termo foi criado pelo cientista inglês Francis Galton (1822 - 1911), em 1883.
Fique atento!
14.12.2022