Sobre contribuição e recompensa brutas
"O empresário contribui muito mais à sociedade porque cria vagas de emprego, que fomentam a renda dos seus empregados, que será gasta no consumo, aquecendo o mercado interno"
A contribuição bruta é quanto que um indivíduo delega à sociedade, primariamente em termos de trabalho. Já a recompensa bruta é quanto que ele retira da sociedade, de quanto que acumula de recursos financeiros, independente se é empregado ou empregador.
Pois no caso de um empresário, especialmente de um que é bem sucedido, mesmo que aparente contribuir mais à sociedade, na verdade, sua recompensa, a partir dos lucros que obtém com os seus negócios, tende a ser muito maior do que sua contribuição, isto é, aquilo que ele retira da sociedade, particularmente para si, é muito maior do que aquilo que deposita ou contribui à mesma e, portanto, para os que vivem nela. Não é à toa que, enquanto ele enriquece, seus empregados tendem a permanecer na mesma situação socioeconômica, geralmente precária.
Um empresário só contribuiria mais à sociedade e não a si mesmo, se usasse boa parte do seu dinheiro em bem feitorias que, de preferência, realmente fossem eficientes e úteis para a melhoria da qualidade de vida, enfim, da sociedade, de maneira geral (Primeiro, que seus meios de geração de riquezas fossem social e ecologicamente éticos). Mas mesmo se o fizesse, ainda poderia lhe restar um bom montante...